No âmbito deste projecto, serão desenvolvidas actividades de carácter educativo, cultural, bem como um conjunto de acções que concorrem para maior visibilidade e sustentabilidade da Casa Museu face ao papel e desafios atribuídos
No mês em que é celebrado o Dia Internacional dos Museus, a Casa Museu Óscar Ribas realiza, nas suas instalações, em Lunda, a 2.ª edição do projecto “Conhecer o Museu”, uma iniciativa que visa convidar as famílias angolanas a visitar o museu e a aprender sobre a história do seu patrono.
A actividade que decorre de 20 a 27 do mês em curso, com o tema: “A Família no Museu”, consiste em dar a conhecer as acções da Casa Museu Óscar Ribas a todas pessoas interessadas em saber sobre a vida e obra daquele que é considerado como “O Pai da Literatura Oral Angola- na”, por meio de visitas guiadas e outros serviços complementares, como fez o director-geral do museu, Sidónio Domingos.
“A nossa preocupação é divulgar cada vez mais a Casa Museu e, uma vez que o espaço é maioritariamente visitado por estudantes e instituições de ensino, queremos desta vez dar a conhecer às famílias sobre as nossas acções, e sobre quem foi esta importante figura da história e literatura nacional”, disse o responsável.
Segundo o mesmo, no âmbito deste projecto serão desenvolvidas actividades de carácter educativo, cultural, bem como um conjunto de acções que concorrem para maior visibilidade e sustentabilidade da Casa Museu face ao papel e desafios atribuídos, hoje, aos museus num mundo em constantes mudanças. Sidónio Domingos fez saber ainda que, para além das visitas guiadas, as famílias poderão desfrutar de momentos de recreação e interação com os filhos, através de jogos de xadrez, quebra-cabeças, diálogo cultural e a partilha de experiência e conhecimento por meio de estórias ilustradas nas obras de Óscar Ribas.
Momento musical com orquestra de Jazz
O responsável adiantou também que está reservado, para o dia 27, um momento musical, onde os pequenos estudantes da academia de música do museu vão proporcionar um pequeno concerto de Jazz, acompanhados pelo músico Dennis Samaya. “Os meninos vão poder mostrar aos pais e outros convidados aquilo que puderam aprender na academia de música do museu.
Eles vão brindar o público com um concerto de Jazz ao lado do grande músico de afro jazz da nossa praça”, frisou. De acordo com o gestor daquela importante instituição histórica e cultural, a jornada vai servir como uma plataforma de intercâmbio cultural, troca de conhecimento, cooperação, partilha de experiência, diálogo, convergência entre diferentes públicos.
Sobre o Museu
A Casa Museu Óscar Ribas está situada na zona do Cruzeiro, (bairro Patrice Lumumba), na estrada que liga ao Cemitério Alto das Cruzes, em Luanda. Ela funciona na antiga residência onde viveu Óscar Ribas e sua família, entre 1975 e 1983, e, após a independência, foi transforma- do em museu na década de 90. O museu conta com nove salas de exposições permanentes, das quais uma delas com registos sobre a vida e obra do autor.