Depois de oito anos, os huilanos vão poder dançar o Carnaval em desfile provincial no local que sempre albergou esta manifestação cultural desde os tempos idos, a praça João Paulo II, numa organização da Cooperativa Cultural da Huíla, na segunda-feira, 13
O Presidente da Cooperativa Cultural da Huíla (COPACH), Pedro Mussunda disse que está tudo preparado para que o desfile provincial decorra já na próxima segunda-feira, onde os 14 municípios vão mostrar o melhor de si para arrecadar os primeiros lugares da classificação nas duas categorias.
Para este ano, disse o presidente da Cooperativa Cultural da Huíla, a realização do Carnaval está orçada em mais de 40 milhões de kwanzas, e deste valor foi disponibilizado pelo Governo Provincial um total de Kz 26000000,00 para todas as despesas do Entrudo.
“Estes valores recebidos pela Cooperativa, do Governo Provincial da Huíla, correspondem a 60 por cento do orçamento previsto que, de acordo com levantamento feito no mercado, rondava os 24 milhões de kwanzas.
Até ao momento o Governo é o maior patrocinador do Carnaval, pelo que urge a necessidade de se envolver outros actores” disse.
Grupos participantes
Pedro Mussunda informou que, na província da Huíla, foram escritos cerca de 170 grupos carnavalescos, dos quais 76 são da classe infantil.
Os municípios que vão desfilar já no próximo dia 10 do mês em curso, nas suas sedes municipais, já terminaram as inscrições dos conjuntos participantes.
O município do Lubango é o que mais grupos inscritos regista, com 21 conjuntos, seguido do Kuvango com 15; Quilengues, Canconda e Gambos com 13; Jamba com 12; Matala e Chipindo com 10; Cacula e Humpata com oito; Caluquembe com nove; Chicomba com sete e Quipungo com cinco.
No desfile provincial vão ser premiadas os três melhores grupos nas categorias de adultos e infantis, bem como a melhor dança, melhor alegoria, melhor música, melhor rei e melhor rainha.
Para os três vencedores, de acordo com o presidente da Cooperativa Cultural da Huíla, está reservado o valor de premiação equivalente a um milhão e quinhentos mil kwanzas (Kz 1 500 000,00) para o primeiro lugar, para o segundo lugar um milhão de kwanzas (Kz 1 000 000,00) e para o terceiro Lugar quinhentos mil kwanzas (Kz 500, 000,00).
“Vamos ter desfile municipal no dia 10 deste mês, que deverá decorrer em simultâneo nos 14 municípios, para no dia 13 termos o grande desfile provincial, onde vamos premiar todas as classes e categorias que envolvem o Carnaval” afirmou.
Ouro Negro da Tundavala quer revalidar título
O grupo carnavalesco Ouro Negro da Tundavala, vencedor da última edição do Carnaval, quer revalidar o título de melhor grupo da província, por coleccionar o maior número de vitórias nas últimas edições do Entrudo, quer a nível provincial ou municipal.
O responsável do grupo, António de Brito, disse que o seu conjunto é composto por 300 foliões, já está a preparar ao pormenor a actividade para conquistar a simpatia do júri que será nomeado para avaliar a performance dos grupos concorrentes.
“Nós estamos a nos preparar para dar o melhor de nós, quer a nível municipal como também no desfile central, que é o provincial, que vai sair às ruas no dia 13 deste mês.
Estamos a ensaiar desde o dia 1 de Janeiro, estamos preparados para entrar com tudo nesta edição do Carnaval” garantiu.
Por: João Katombela, na Huíla