Em saudação ao Dia da Independência Nacional, os músicos Carlos Lamartine e Santocas vão subir ao palco da Casa Cultural do Rangel “Njinga A Mbande”, no próximo Sábado, 11, para brindar o público com um concerto denominado “Vozes da Dipanda”
Segundo a organização, a escolha dos dois artistas deve-se ao facto de ambos fazerem parte de uma geração que assistiu a transição de Angola do antes para pós independência, sendo que suas canções são retratos das lutas dos heróis que deram suor e sangue pela libertação da nação.
Josefina Huambo, secretária da Casa Cultural do Rangel, adiantou que a música tem um papel preponderante no processo de libertação da nação, sendo que era nela em que os revolucionários na altura se refugiavam para passar uma mensagem de mobilização das massas ou para expressar os seus descontentamentos face aos maltratos a que os escravos eram submetidos.
“A música sempre fez parte das lutas pela independência, aliás, grandes compositores já faziam músicas nas lutas, no antes e pós independência, e a música traz a história dos nossos guerreiros. Aquilo que eles viram e viveram para hoje termos uma nação livre”, explicou a responsável.
Músicas históricas
Para a organização, o concerto “Vozes da Dipanda” é também uma iniciativa que procura revi- ver a história por meio das canções e danças, por esta razão são escolhidos artistas cuja carreira musical está relacionada com a vivência do período que se pretende celebrar. Josefina reforça que a intenção, além de se divertir e descontrair, é levar às pessoas a reflexão sobre os ganhos da independência, as- sim como uma singela homenagem àqueles que tudo deram de si para tornar a independência uma realidade nos dias de hoje.