Quanto à data para a realização da gala de eleição da Miss CPLP Angola será anunciada pelo Comité, já que as eleitas, após o casting nacional, passarão por um período de formações, que dura de três a cinco meses
O casting nacional para a eleição das candidatas que vão disputar a coroa do Concurso Miss CPLP 2023, nesta que é a 7.ª edição, é realizado diante de mais de 50 candidatas, neste Domingo, 21, a partir das 10 horas, no Maculusso, em Luanda.
São jovens provenientes das províncias de Cabinda, Cuanza Norte, Huíla, Benguela, Lunda Sul, Bengo, Uíge, Malange, e outras que residem em Luanda, naturais de outras províncias, que foram escolhidas dentre de mais de 150 concorrentes.
A realização da gala em que será eleita a Miss CPLP Angola 2023, para representar o país no evento desta categoria ao nível internacional, será anunciada pelo Comité, já que as eleitas, após o casting nacional, passarão por um período de formações, que dura de três a cinco meses.
Para melhor se apresentarem no evento nacional e no concurso Internacional, as eleitas vão passar por um processo de treinamento considerado de alta performance, em várias dimensões, com profissionais e instituições ao nível nacional e internacional.
Segundo o membro da organização, o evento, que nesta edição vai celebrar a beleza, o talento e a cultura angolana oferece uma plataforma para exposição de marcas e produtos.
“Em Março aconteceu o précasting que visou seleccionar as mais de 170 candidatas de quase todo o país, onde foram apuradas estas que irão à segunda fase, para assim sairem as candidatas ao concurso”, sublinhou.
No ano passado, o evento não foi realizado.
O responsável avançou que a 6.ª edição aconteceu a Dezembro de 2021, sendo que em 2022 foi dedicado à preparação da representante angolana, Krishna Valente, ao Miss CPLP Internacional, que aconteceu em Lisboa (Portugal), onde foi a 2.ª classificada, eleita como Primeira-dama Honor.
O Miss CPLP Angola é um concurso anual de beleza feminina, que elege a mulher mais bonita do país, para representá-lo no Miss CPLP Internacional.
O concurso conta com representantes de todas as províncias do país.
O evento, sem fins lucrativos, existe desde 2014, cuja sede encontra-se em Portugal. Uns dos principais objectivos é promover a cidadania junto dos jovens angolanos.
Consta que a organização definiu para os próximos cinco anos trazer, criar, inovar e contribuir para o mercado angolano, com um posicionamento diferenciado nos concursos de Miss em Angola, dando-lhe um pendor intelectual, com requinte, que englobe a cultura nacional.
Neste contexto, as concorrentes são preparadas com um grau de exigência elevado, para que possam estar em boa performance durante a gala final e representar Angola no concurso Internacional.
Em 2021, realizou-se a 6ª edição com o tema principal “Ubuntu”, com objectivo de promover os Pilares do Respeito e da Solidariedade Junto da Sociedade Angolana.