O músico e guitarrista Botto Trindade vai ser o homenageado da quarta edição do “Festival das Bandas”, a ser realizado nos dias 26 e 27 do corrente mês, no espaço cultural Prova D´Arte, localizado no Miramar, em Luanda
A homenagem tem por objectivo destacar, reconhecer e enaltecer o contributo do guitarrista Botto Trindade na promoção da música popular angolana com os vários trabalhos nos conjuntos em que passou ao longo de mais de 50 anos de carreira musical.
Também tratado por muitos como “Mestre Botto”, o guitarrista é caracterizado pela sua ousadia, versatilidade e visão estratégica no que refere à música, tanto ao cantar, ao tocar como ao idealizar as suas composições e compassos rítmicos.
Nesta edição, de acordo com Marito Furtado, coordenador do festival, o evento pretende prestar um tributo ao guitarrista que, desde a véspera da independência, teve um papel imprescindível na difusão da música popular angolana.
“Nós, desta vez, vamos homenagear o Botto Trindade, que é um músico consagradíssimo da nossa praça que, desde a era da independência tem dado um contributo muito importante na afirmação da nossa música tanto no mercado nacional como nos palcos internacionais”, disse o coordenador em de clarações a este jornal.
Marito Furtou frisou também que, mais uma vez, o festival pretende reunir conjuntos musicais de diferentes gerações com o intuito de promover a troca de experiência e o intercâmbio entre as diferentes bandas.
Difundir os trabalhos dos conjuntos musicais, dar maior visibilidade aos mesmos e proporcionar espaço para os grupos musicais, desde os mais conceituados aos emergentes, possam apresentar os seus ritmos e as suas musicalidades constam das ambições do festival que já vai no seu quarto ano consecutivo.
“Esta é uma forma de poder apelar à valorização e reconhecimento desta importante franja da música angolana”, acrescentou.
Oito bandas, 360 minutos de música
Para a quarta edição, de acordo ainda com a organização, à semelhança do ano passado, o festival vai contar com a participação de oito conjuntos musicais que vão proporcionar aos presentes dois dias, 360 minutos inesquecíveis de muita musicalidade, dança e ritmos frenéticos.
Banda Maravilha, Conjunto Dizu Dietu, Banda Duia, Orquestra Mizangala DT, Grupo Semba Muxima, Banda Roxane, e outras estão entre os agrupamentos que vão prestigiar a presente edição do festival que acontece já na próxima sexta e sábado (26 e 27).
Leia mais em