A Galeria de Artes do Memorial Dr. António Agostinho Neto, na Praça da República, em Luanda, acolhe hoje, às 18 horas, a exposição de pintura, “Passado e Presente – As Portas Para o Futuro”, do artista plástico Bolondo Mbongo
A colecção, que ficará patente ao público até 11 de Maio, é uma narrativa de um quotidiano que leva o belo, tratado numa paleta policromática expressada em tendências de fauvismo e impressionismo, onde o artista utiliza a técnica de óleo sobre tela, com cores quentes.
Nesta magnifica exposição, o jovem pintor e ilustrador leva o público apreciador das artes visuais a reflectir sobre o valor do tempo e o compromisso com o futuro.
O artista destaca o passado como uma memória que o tempo não pode apagar, e da mesma forma, não se pode falar do presente e do futuro, sem que se leve em consideração a existência de um passado.
Bolondo, nome artístico de Papino Simão Mbongo, nascido em Maquela do Zombo, província do Uíge, a 5 de Setembro de 1990, desde a adolescência demonstrou paixão e empenho nas artes plásticas, tendo começado a sua incursão pelo desenho e pintura na banda desenhada, que já dominava aos 12 anos.
Como muitos dos seus compatriotas, Bolondo passou parte da sua juventude na República Democrática do Congo, onde a sua família se refugiou durante a guerra civil que assolou Angola.
Fez os seus estudos e obteve a sua formação académica em Kinshasa, na Academia de Belas Artes. Ainda na capital da RDC participou em algumas exposições colectivas, no Centro Wallonie-Bruxelles, em 2009, no Instituto Francês da RDC, Halle de la Gombe, em 2010, no Banco Central do Congo, em 2011, e ainda, no mesmo ano, na Feira Internacional de Kinshasa.