Uma exposição de quadro de pinturas que vai ilustrar o percurso artístico do músico e compositor jamaicano Bob Marley é realizada a 14 de Fevereiro, na galeria do Shopping Avenida, de autoria do artista plástico Adão Mussungo
As 35 obras, que estão a ser produzidas pelo artista para o acto, vão ilustrar imagens pintadas de Bob Marley, os instrumentos musicais por ele utilizado e as suas frases emblemáticas, que serão dominadas pelas cores da bandeira deste país insular situado da América Central.
A exposição, segundo Adão Mussungo, vai exibir fotos inéditas do artista e resulta de uma parceria com os gestores da página oficial de Bob Marley que contribuíram para a apuração dos factos.
“A actividade vai seruma homenagem ao ‘One Love, Bob Marley’. Na verdade, pintei também a vida e obras de Bob Marley.
Vão ser expostas mais de 35 quadros que reflectem directamente as tendências das cores do artista, como a cor verde, as cores da bandeira da Jamaica”, começou por explicar.
O artista plástico conta que, neste trabalho, se apegou mais às frases de Bob Marley, por achar pertinente para a reflexão sobre a vida e permitir com que a sociedade tenha contacto com as mesmas.
Frasesestas que considera construtiva para os cidadãos. “Eu preferi também pegar um pouco das reflexões e trazer à sociedade para despertar.
Mostrar que a arte salva, razão pelo qual hoje o reggae é um estilo muito apreciado. Esta é a intenção que nós queremos: prestigiar o povo com essas frases, com essas memórias lindas que o Bob Marley nos deixou”, constatou. Ao que se refere aos instrumentos musicais, lembra que o músico possuía frases para estes meios.
Para exemplificar, realça a frase “life’s so short” (“a vida é tão curta”), que usava muito com a sua guitarra. Entre os instrumentos musicais inclui ainda a guitarra, bateria, saxofone.
“O rosto dele, como é tão emblemático, tão lendário, teremos várias imagens sobre o rosto dele. Então, é mais ou menos esta a ideia que nós queremos trazer”.
Mussungo recorda que a iniciativa surgiu através de duas encomendas, feitas por um amigo, da imagem do rosto de Bob Marley. Como apreciador do estilo reggae, surgiu a necessidade de investigar.
“Fui fundo e acabei por descobrir as frases de motivação. Na verdade, tinha muita reflexão, como, por exemplo, aquela: “don’t worry about the things, every little thing is going to be right” (Não te preocupes com as coisas, tudo vai correr bem)”, apontou. Quanto ao reggae,refere que hoje é um estilo de vida para muitos.
Apesar do facto, lamenta a discriminação que muitos ainda enfrentam, resultante de observações que considera negativa, nomeadamente o modo de vida dos rastafáris, ou seja, o consumo de produtos naturais, à base de chás, de legumes, a exclusão do álcool, uma das coisas que tem desviado muito a sociedade. “São questões que levam a reflectir a sociedade, o seu uso, como usar. Todos estes elementos foram os motivos que me fizeram reflectir e trazer essa exposição”, contou.
Exibição do filme sobre “On Love”
A referida homenagem, explicou, vai incluir ainda a estreia do filme “A vida e obra de Bob Marley”, no referido centro comercial, nas salas do Zap Cinema.
Para o acto inaugural, avançou, serão convidadas várias figuras públicas para prestigiar ambas as actividades. Mas conta que a intenção é de ter uma exposição que possa permitir a reflexão, com as frases de Bob Marley e de alguns instrumentos musicais. “Estamos a falar do rei, o rei do reggae, o king, o rei da música.
Além do rei do reggae, é aquele artista singular que deixou uma marca, um legado. É uma pessoa que iluminou o mundo, e até hoje, por meio da música, por meio da arte, que marcou uma geração, dos anos 80”, aferiu.