Localizada em Viana (Pedonal da Robaldina), o espaço vai albergar a exibição do documentário “Eu Não Sou Seu Negro”, do cineasta Raoul Peck, uma adaptação do manuscrito “Remember This House”, do escritor James Baldwin.
O documentário constrói uma reflexão sobre ser negro nos EUA. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, Remember This House, relatando as vidas e os assassinatos dos líderes activistas que marcaram a história social e política americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.
Terminada a sessão, segundo o responsável pela iniciativa, André Gomes, seguir-se-á uma conversa em volta do documentário e do tema “Cinema e a Consciência Racial no Contexto Angolano”, discutida pelo guionista e cineasta Hugo Salvaterra, assim como o copywriter Tchenguita Tchihuako, sob coordenação do coordenador da Kassemba Terra Preta, António Paciência.
Com a curadoria de André Gomes, KalungaJulia e Sarah Peck, a sessão pretende instigar reflexões e conscientização sobre temáticas contemporâneas à luz de vários contextos sociais e históricos, incluindo diaspório junto da comunidade.
Cinéfilos & Literatus é um projecto artístico-cultural e social sem fins lucrativos que consiste na projecção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguida de uma conversa crítica sobre o livro e filme.