Os músicos Bangão e Mamukueno foram homenageados no Muzongue da Tradição, realizado ontem, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba.
Os dois exímios executantes do semba, já falecidos, serão reconhecidos pelo seu contributo na divulgação e valorização da cultura nacional, sobretudo da música angolana.
Acompanhados pelas Banda Movimento e Os Kiezos, interpretaram Bangão e Mamukueno os músicos Lolito e Edddy Tussa.
O músico José Matias “Mamukueno” é autor dos discos Memória de Mamukueno (2005), Eza ku ngiambela (2006), Tambuleno (2009) e Nga Sakidila (2013).
A sua primeira aparição pública aconteceu em 1966, como vocalista do grupo Estrela Negra.
Dono de uma longa e rica carreira artística, Bangão é um dos músicos mais referenciados do mercado nacional, fruto dos seus dois últimos discos “Sembele” e “Cuidado”.
Pisou pela primeira vez um palco a 18 de Outubro de 1978, como elemento do grupo os Gingas Kakulo Kalunga.
Na sua carreira artística, passou pelo agrupamento “Tradição”, em 1974, que integrava, entre outros, Alaito (tumbas) e André Lua (voz).
O ano 2003 consagrou Bangão como um dos maiores intérpretes da música popular angolana.
Neste ano, no Top Rádio Luanda, ganha os prémios da música do ano, com o tema “Fofucho”, voz masculina do ano e é reconhecido com o prémio preservação pela sua incessante defesa da música popular angolana.
Em 2005 venceu o Top dos Mais Queridos, da Rádio Nacional de Angola (RNA).
Nascido a 27 de Setembro de 1962, no bairro Brás, no actual distrito urbano do Sambizanga, em Luanda, onde inicia a carreira musical.