Realizado anualmente na primeira semana de Dezembro, o concerto, que vai na sua segunda edição, visa reunir a poesia e a música com o objectivo de promover e valorizar os artistas locais daquela província a norte do país.
O espectáculo é uma iniciativa e realização da Vrajil, uma agência local que se tem dedicado a realizar eventos artísticos e culturais naquela província. De acordo com o organizador e porta-voz do evento, Vracki- chakiri Abelardo, será um concerto totalmente de música ao vivo produzido por uma banda musical local muito apreciada pelo público e que se vem destacando no panorama musical da província do Uíge e regiões vizinhas.
O mesmo adiantou que para esta edição, além de entreter o público que já se habituou à boa música e excelente performance protagonizados pela Banda, a organização quer também dar espaço a promoção de outros talentos que veem neste evento uma óptima oportunidade para exibirem os seus trabalhos.
“Este ano, o objectivo é manter e superar a primeira edição. Visa reunir a poesia e a música voltada à valorização dos artistas lo- cais”, avançou o também escritor, jornalista e poeta. Segundo ainda o organizador, o evento prevê acolher mais de 300 pessoas, com destaque para entidades governamentais, agentes culturais e promotores de eventos e artistas daquela província.
Entre os artistas emergentes que se vão apresentar ao palco, segundo o programa da organização, destacam-se os jovens cantores Zacarias Kuta e Rose, e o próprio Vrackichakiri Abelardo, que fará a performance poética. Todos eles serão acompanha- dos, durante suas actuações, pela banda Intimista.