Depois de rubricar contrato no ano passado por tempo indeterminado, a banda angolana M’vula, de rock alternativo, prepara-se para lançar com esta produtora norte-americana (Sony Music), o álbum “Focus”, no mês de Junho, em Portugal
Texto de: Valquíria Martins
O referido álbum, já disponível nas casas de música do país, regressa à tona, desta vez com a sua publicação pela produtora Sony Music, com a qual a banda tem contrato por tempo indeterminado desde o ano passado.
Paulo Albuquerque, um dos integrantes da banda, referiu que com essa publicação inicia todo um trabalho de promoção e divulgação da banda no estrangeiro, de modo a dar a conhecer o potencial do grupo.
O aludido CD, o segundo da carreira da banda, uma fusão de Rap, Hip Hop e Rock angolano, conta, entre outras, com os temas “Volume 10”, “Mãos ao Ar”, “Tristezas e Alegrias”, “Focus”, “A luta”, “O ser”, “Som da paz” e “Não sei”.
Por outro lado, a banda que é pioneira no estilo em Angola, caracteriza o estado actual desta corrente musical em pleno estágio de crescimento e de amplo envolvimento com os seus apreciadores, um facto que levou à sua inclusão em concursos nacionais como o Angola Music Awards. Esse feito demonstra, segundo Paulo Albuquerque, uma quebra de barreiras e ao mesmo tempo a abertura de portas a novos artistas interessados em adoptar uma carreira musical neste género.
Tour pelo continente
Durante os meses de Junho e Julho, a banda vai realizar a primeira fase de uma tournée pelo continente africano, com a realização de espectáculos e a consequente publicação do álbum, que vai passar por países como o Mali, Gabão, Senegal, República Democrática do Congo e Moçambique, com o apoio da Aliança Francesa.
Distinções
Após a sua criação em 2008, a banda tem estado a conquistar alguns trofeus no continente africano, assim como no país. Em 2015, por exemplo, na categoria de Melhor Produção Musical, venceu o Angola Music Awards, no mesmo ano em que venceu o prémio de Melhor Banda Rock no All África Music Arwars (AFRIMA), tendo no ano seguinte arrebatado o mesmo galardão. Do leque de distinções consta ainda a de Melhor Performance de Rock no International Portuguese Music Awards (Prémios Internacionais da Música Portuguesa), com a música “Mãos ao Ar”, do disco de estreia, o EP “Tempestade”, lançado em 2014.
A banda
Integrada por Lil Jorge (Vocalista), MG (Vocalista), Paulo Albuquerque (Guitarra), Hugo Domingos (Baixo) e Félix Batera (Bateria), a designação da banda tem origem na expressão M’vula ou N’vula, que significa chuva ou tempestade em várias línguas de maternas nacionais.
A essência das suas músicas emerge da energia da sociedade em que a banda está inserida e da consequente vivência de cada um dos seus componentes. A linguagem musical é uma fusão entre dois elementos fundamentais, o Rap e o Rock, criando uma sonoridade poderosa e cativante.
O grupo tem realizado diversos concertos considerados como memoráveis, em que se destacam as apresentações feitas no King’s Club, Elinga Teatro, Festival Avalanche (Lobito), Festival Rodas, Rock 2012, Centro Cultural Brasil-Angola, entre outros.