O Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5, é assinalado com a realização de encontros e actividades com autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em acções promovidas pelo Centro Cultural Português (CCP)
Entre os convidados, o escritor português Valter Hugo Mãe estará presente hoje, às 18 horas, no Auditório Pepetela para a conversa com os presentes.
No dia seguinte, 4, no mesmo horário, haver outro encontro do género com Miguel Gullander.
Preenchem as actividades Irene A’Mosi, as brasileiras Juliana Perdigão, Lua Mbeji e Angélica Freitas, o luso-sueco Miguel Gullander, a moçambicana Sandra Bande.
Já no dia em que se assinala a efeméride, 5, será realizada a “Caminhada Literária”, entre as às 15 horas e às 19 horas, com passagem pelo Largo Irene Cohen.
A data foi oficialmente estabelecida em 2009 pela CPLP, uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica, para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.
Os dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas.
O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.