A Associação de Autores da Huíla (ASA/Huíla), com sede na cidade do Lubango, está a promover o concurso literário nas escolas da província com vista a incentivar no seio dos jovens estudantes o gosto pela leitura e pela escrita
O projecto que vai ser desenvolvido em três fases começa no município da Humpata, onde os alunos do Magistério Primário Ndjambelua Kaitime N° 1251 vão participar na primeira fase com a apresentação dos seus poemas inéditos.
Este projecto que está a ser financiado pelo Mecenas Água Preciosa vai, para além de incentivar o gosto pela leitura e escrita entre os estudantes secundários da província da Huíla, como dar prémios para os textos que se destacarem na visão de um júri criteriosamente seleccionado para o efeito.
Na Humpata, onde está a ser implementada a primeira fase do projecto, o Professor do Magistério Primário, Osvaldo Sahopa, disse que entre os demais objectivos, a ASA/Huíla prevê apoiar os estudantes vencedores nas diferentes fases da vida. “Na primeira fase a participação dá-se por meio das turmas seleccionadas pelos professores do Magistério.
Os estudantes deverão passar por uma selecção na sua sala de aula, onde serão escolhidos os 10 poemas que irão representar a turma, mas será a escola a seleccionar os 10 melhores poemas. Entretanto, nos 10 poemas escolhidos, os professores das turmas devem seleccionar o 1º, 2º e 3º classificados que concorrerão com os três primeiros classificados das demais turmas concorrentes”, disse.
Por outro lado, o representante da Associação de Autores da Huíla, adiantou que as obras vencedoras poderão ser publicadas sob a chancela do Mecenas Água Preciosa, nos formatos e-books, através da plataforma digital www. academiadeautoresdahuila.net, tendo em conta os critérios e os princípios definidos pela respectiva associação.
O nosso interlocutor disse que o projecto vai ser estendido em todas as escolas da província da Huíla, desde que haja receptividade dos diversos gestores escolares. Sobre os critérios de avaliação, Osvaldo Sahopa revelou que os mesmos foram traçados com o objectivo de “lapidar os diamantes” que se encontram nas escolas secundárias.
“Incentivar a prática da escrita criativa dos alunos no Magistério Secundário Ndjambelua Kateine para a produção textual através da poesia, motivar o desenvolvimento das produções textuais, proporcionar a prática da criatividade literária, aprimorar o uso da norma padrão da Língua Portuguesa, preparar o aluno em formação para as práticas de redacção que serão propostas pela comissão organizadora e valorizar os estudantes-escritores”, detalhou.
Noutras escolas
Este projecto foi, igualmente, apresentado ao Colégio Católico Paula Frassinetti, cuja direcção abraçou positivamente, onde os alunos vencedores, para além de receber prémios materiais, verão ainda os seus poemas publicados. A ASA/Huíla com o apoio do mecenas Água Preciosa está também a promover a digitalização de bibliotecas em várias instituições de ensino na província da Huíla.
Segundo o seu Presidente, Waldemar Ribeiro, a ideia é incentivar o gosto pela leitura e colocar à disposição dos estudantes material de consulta com menos custo, seguido do desenvolvimento das Tecnologias de Informação.
A ASA/Huíla
A Associação de Autores da Huíla é uma associação devidamente constituída e legalizada no Cartório Notarial da Huíla e com publicação no Diário da República, constituída por uma direcção eleita democraticamente numa Assembleia Geral.
A Associação dos Autores da Huíla (ASA/Huíla) com sede na cidade do Lubango, capital da província, controla 105 autores nacionais e internacionais com cerca de 167 obras publicadas no formato ebooks, entre científicas, académicas e poéticas.
Por: João Katombela, na Huíla