O fotógrafo Kim Praise e o grafita Resem Verkron são os artistas angolanos em destaque na 2.° edição do ‘Keep Walking Africa Top 30’, uma lista que evidencia os criativos e visionários africanos da nova geração, que impulsionam a cultura africana através da música, moda, cinema, e artes
A iniciativa que destaca anualmente a nova geração de criadores culturais que desenvolvem a indústria criativa africana é considerada como uma oportunidade para promover o intercâmbio entre os artistas, bem como possibilitar a divulgação dos seus trabalhos, promovida pela Johnnie Walker™ e do canal Trace.
Kim Praise, nomeado na categoria de fotografia, nesta área há nove anos tem como fonte de inspiração as mulheres angola- nas, considerando-as pilares da nação, que as reveja na inocência da juventude, no contexto das suas défices e circunstâncias socioeconómicas.
“Tem sido uma experiência, de facto, agradável, uma sequência de animação por poder estar nomeado a uma categoria que valoriza a arte africana”, sublinhou. Ainda nesta lista, Resem Verkron, nos seus trabalhos explora o pensamento afro-surrealista e afro- futurista através de arte. Frisou que esta nomeação lhe dará voz para “continuar a defender esta forma de arte outrora ‘marginalizada’.
Um passo que acredita ser marcante para os apreciadores de seu trabalho, baseada no grafíti, vídeo, fotografia e neo-muralismo. O evento contou ainda com a apresentação da renomada actriz angolana Grace Mendes e do representante da marca realizadora, Gerilson Insrael. Em entrevista a este jornal, o músico disse estar expectante para esta nova selecção que garante aos 30 artistas africanos reconhecimento pelos seus feitos, resultante dos seus trabalhos.
Por outro lado, a actriz Grace Mendes reiterou ser um grande reconhecimento para a cultura angolana pela interacção artística que promove. “Para mim é uma honra também, enquanto artista, estar aqui a mencionar outros colegas, e saber que estes poderão interagir com os outros países, com os outros nomeados e trocar links”,enalteceu.
Outras participações
Com a cultura africana a ter a sua voz em todo o mundo, a lista ‘Keep’ inclui nomes que estão a ter um impacto na cultura global, como a sul-africana Amapia- no, Young Stunna, o actor nigeriano Tobi Bakre, a inovadora rapper costa-marfinense Oprah, e o cineasta Akuol de Mabior, realizador do documentário de 2022, ‘No Simple Way Home’.
O Keep Walking África: África Top 30 é uma lista africana que reconhece o talento da nova geração, surge em uma altura em que as tendências da economia criativa são extremamente positivas.
Uma iniciativa da Johnnie Walker™ e do canal Trace que nasce após meses de pesquisa rigorosa com os principais gestores de talentos e líderes da indústria em todo o continente para identificar uma lista definitiva de transformadores culturais pan-africanos.