O artista queniano Checkmate Mido apresenta-se pela primeira vez em Luanda, com a sua performance de hip-hop & spoken word, num show que vai ocorrer neste sábado, 7, 18h30, no espaço Nossa Ginga.
O concerto enquadra-se no pro- grama Goethe Mobiarts, também conhecido como “Mobile – Encontros transfronteiriços para a diversidade nas artes do espectáculo”, uma iniciativa do Goe- the-Institut, que reúne artistas de toda a África e do mundo.
O objectivo é de ultrapassar as fronteiras culturais, promovendo a diversidade e a inclusão artística, desempenhando um papel crucial na conscientização pública sobre questões de deficiência e inclusão.
Vencedor do Grammy The Soil, Checkmate Mido é um MC, can-tor, percussionista e beatboxer, que expressa a sua arte através da mistura do rap, poesia, beatboxing e música, contando histórias em inglês, suaíli e sheng.
Professor, o artista foi vencedor da bolsa de estudos Goethe Talents 2023, da Pop Kultur Nachwuch, e foi indicado na categoria Melhor Artista ao Vivo no Sondeka East Africa Awards 2023.
A coreografa angolana Aneth Silva (dança), Nobuhle Ashantis (piano, África do Sul) e Skriim (Dj, Camarões) são os outros artistas seleccionados para a edição 2024 do programa Goethe Mobiarts, que farão um tour em vários países africanos, onde vão apresentar-se para shows, oficinas criativas e masterclasses entre os meses de Agosto e Novembro de 2024.
O programa vai reunir os artistas de diferentes países e proporcionar-lhes um espaço para trocar e criar, contribuindo para enriquecer a paisagem cultural e promover uma sociedade mais inclusiva e aberta, celebrando assim a diversidade, inclusão e colaboração transfronteiriça.