Considerado a maior festa cultural da nação, o carnaval é realizado anualmente em todo o território nacional, entre os meses de Fevereiro e Março. Em Luanda, a Marginal, na zona da Baía, tem sido o habitual palco do espectáculo que junta milhares de pessoas vindas de diversos pontos da capital e arredores
No que diz respeito aos preparativos daquela que será a 445º edição do Carnaval de Luanda, a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) garante estarem a ser reunidas todas as condições para que, no prazo estipulado, o evento aconteça sem qualquer sobressalto.
O secretário-geral da associação, António de Oliveira ‘Delon’, disse que a esta altura já estão a ser verificados os equipamentos que serão montados no local do evento, assim como estão a ser acauteladas todas as condições técnicas, logísticas e de segurança que vão garantir o êxito da actividade que prevê acolher milhares de pessoas vindas de diferentes pontos de Luanda e, quiçá, de outras províncias do país.
Para esta edição, segundo o responsável, o carnaval vai contar com o desfile de 33 grupos dos vários munícios e distritos da província “satélite”, sendo 13 da classe- A, 13 da classe- B e 17 grupos da classe infantil, respectivamente.
A faltar oito dias para o arranque do carnaval, os grupos carnavalescos concorrentes, de acordo com a APROCAL, já têm em posse os seus respectivos subsídios para fazer face às despesas dos preparativos e garantir a qualidade desejada.
O representante da APROCAL disse que numa primeira fase os grupos receberam apenas 25% do valor acordado, mas que a partir da segunda quinzena do mês de Janeiro, foram recebendo a outra parcela cedida pelo Ministério da Cultura e Turismo.
No que se refere ao valor orçado para a presente edição do carnaval, a associação explicou que, fruto da sua programação, foi apresentada uma proposta em torno de 300 milhões de kwanzas.
Mas aguarda-se pelo pronunciamento do Ministério da Cultura e Turismo que tem a responsabilidade de disponibilizar as verbas, dependendo daquilo que for acordado entre o referido departamento ministerial, a organização e as empresas parceiras envolvidas na realização do evento.
O responsável não avançou também os valores das premiações das classificações, prometendo adiantar os dados oficiais numa conferência de imprensa que deverá acontecer.
A abertura do espectáculo, de acordo com o programa da organização, cabe à classe infantil, cujos 17 grupos deverão desfilar no dia 10, seguindo-se os grupos da classe-B, que entram em acção no dia 11 e os intervenientes da classe- A, que é a classe de honra, entram em cena no dia 12, estando o último dia, 13, reservado para a divulgação dos respectivos resultados.
Vencedores da última edição
Recorde-se que a edição 2023 teve como vencedor, da classe- A o Recreativo Kilamba, do distrito urbano do Rangel, com 908 pontos, recebendo como prémio uma quantia monetária de 5 milhões de kwanzas.
Já na classe- B, o grupo União Operário Kabocomeu, do Sambizanga, sagrou-se vencedor com 677 pontos, levando o prémio de 3 milhões de kwanzas.
Por último, sagraram-se vencedores da classe infantil os grupos Cassules Viveiros do Nzinga Mbandi, com um total de 882 pontos, sendo atribuído o prémio de 2 milhões de kwanzas.