O pré-lançamento da obra “Ngola – O Legado de Kilwanji Kia Samba” nome que integra a lista dos heróis nacionais na luta de libertação de Angola, de autoria de Tony Nguxi, é realizado a 25 deste mês, na Fundação Akwafrica, a partir das 16 horas, sob a égide da Mayamba Editora
Trata-se de um trabalho que resulta de mais de seis anos de pesquisas e dois anos de tratamento e elaboração em banda desenhada, que será lançado, oficialmente, em Junho.
Este processo, segundo o autor, envolveu uma vasta equipa, em que “uns terão a oportunidade de o ter em suas mãos e apreciar, enquanto outros já não estão entre nós, e a estes cabe-me inclinar em demonstração da minha humildade, do meu profundo respeito e da minha imensurável gratidão”.
Ngola Quiluanje Quiassamba (em quimbundo: Ngola Kiluanji Kia Samba) ou Ngola Jinga (em quimbundo: Ngola Nzinga; 1515- 56) foi o primeiro monarca do período independente do Reino do N’Dongo.
Fundou a dinastia reinante das terras dos distritos da Ilamba, do Lumbo, do Hari, da Quissama, do Hacu e do Musseque.Inicialmente o N’Dongo era um reino vassalo do Reino do Congo, até Ngola Quiluanje se declarar independente.
Outros reis do N’Dongo independente, descendentes seus, foram os monarcas Andambi Angola Angola Quiluanje Quiandambi, Angola Quilombo Quiacasenda, Ambande Angola, Angola Ambande e a mais famosa destes, Jinga Ambande ou Ana de Sousa Jinga, filha de uma das escravas.