Trata-se dos filmes ‘O 11º Mandamento’ e ‘Mfumukazi’. O primeiro retrata a história de uma jovem humilde e religiosa que, confrontada com as vicissitudes da vida, é atraída para o mundo da prostituição, enquanto o segundo narra sobre um amor proibido entre o rei e sua serva, cuja paixão é ameaçada pelas maldades da rainha, de acordo com uma nota de imprensa tornada pública ontem.
A DStv Angola diz, na referida nota, que o reconhecimento alcançado por esses filmes constitui um orgulho, por reflectir as habilidades excepcionais, a dedicação, o talento e a criatividade de Eltina Gaspar, bem como o empenho de outros colegas que contribuíram para o sucesso das referidas obras.
Segundo a Angop, a distribuidora diz ainda que a indicação dos filmes demonstra o trabalho árduo da equipa da Multichoice Talent Factory (MTF), onde a produtora angolana fez parte como estudante da turma de 2023, na Academia da Zâmbia. Nascida a 12 de Fevereiro de 1994, na província de Luanda, Eltina Gaspar é uma jovem cineasta que tem habilidade nas áreas de direcção de fotografia e edição de vídeos.
“É uma das primeiras mulheres angolanas a ingressar na Multi- choice Talent Factory, onde encontrou uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional”, diz a DStv. Durante a sua formação na MTF, explorou áreas como direcção de arte, roteiro e produção, o que ajudou a moldar a sua carreira promissora. A cineasta angolana conquistou o seu primeiro prémio como Melhor realizadora no concurso Shortcutz Luanda MeetsEco Jovens, realiza- do em Fevereiro deste ano.