A secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, que representa o país na Conferência Mundial da UNESCO sobre Educação Cultural e Artística, que decorre desde terça-feira,13, nos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi, capital político-administrativa
Na Conferência, Maria da Piedade de Jesus falou ontem sobre a “Institucionalização e Valorização da Educação Cultural e Artística” e as atenções estiveram focadas nas estratégias que são necessárias e abrangentes para combater a marginalização da educação cultural e artística dentro dos sistemas educacionais e empresas.
A sessão, neste encontro que termina amanhã, permitiu compartilhar soluções e abordagens que promovam oportunidades para educação cultural e artística e seus intervenientes.
O programa do evento, que inclui “Sessões Ministeriais Temáticas”, está estruturado em torno de sete temas dirigidos a ambos os sectores com o objectivo de incentivar intercâmbios inter e transdisciplinares entre profissionais da Educação e da Cultura.
Salta à vista os temas sobre parcerias e financiamentos a favor da educação cultural e artística através de tecnologias digitais e inteligência artificial (IA).
O evento foi aberto ontem pelo ministro da Cultura dos Emirados Árabes Unidos, Salem bin Khalid al Qassimi, decorre no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC) e reúne 190 ministros da Educação e da Cultura a nível mundial, que analisam temas ligados à educação artística para a consecução dos objectivos de desenvolvimento em escalas globais e nacionais.
A Conferência Mundial da Unesco sobre Cultura e Educação Artística é organizada pelo Departamento de Cultura e Turismo, em Abu Dhabi.
Sustenta a missão da Conferência de Lisboa de 2006, que concebeu o Roteiro da Unesco para a Educação Artística e da Conferência de Seul de 2010, que adoptou a Agenda de Seul: Metas para o Desenvolvimento da Educação Artística.
Trata-se de uma plataforma para encorajar Estados-membros e diversas partes interessadas, com o propósito de alimentar as suas reflexões sobre o assunto, trocar as suas experiências e, finalmente, adoptar um “quadro para a educação cultural e artística” que tenha em conta não só a “artes”, mas também “cultura”, no seu sentido mais amplo.
No âmbito do “quadro para a educação cultural e artística”, adoptado pelos Estados-membros da UNESCO, à luz da “agenda horizonte 2030”, os participantes da Conferência serão convidados a partilhar as suas experiências e formular recomendações concretas que possam fazer avançar a implementação do quadro operacional a nível nacional e regional.