Anderson Kaquepa Sassango Mário, artisticamente conhecido como Anderson Mário, é um dos jovens artistas de grandes sucessos musicais da nova geração. Em entrevista exclusiva ao Jornal OPAÍS, Anderson fala de como a música sempre esteve na sua vida, sendo como um “íman” que o direcciona para os caminhos certos
Natural do município de Katchiungo (ou Cachiungo), província do Huambo, Anderson Mário nasceu a 26 de outubro de 1997, no bairro da Boavista. Cresceu num ambiente familiar religioso, educado na fé cristã e nos princípios de respeito e valorização dos hábitos e costumes culturais do povo centro-sul, começando pela língua regional que é o umbundu. Anderson é um dos nomes mais sonantes da nova geração dos artistas angolanos, conquistan- do o seu espaço no mercado como um jovem autêntico e ousado, tornando-se num artista muito apreciado por um público transversal a todas as faixas etárias, sobretudo por jovens e adolescentes que são os maiores apreciadores do seu trabalho.
O seu contacto com a música começou desde muito cedo. Aos 6 anos, Anderson já mantinha uma relação de proximidade com a música através dos grupos corais da igreja dos quais pertencia e neles despertava as suas aptidões e tendências musicais no universo gospel. Segundo conta o artista, foi em 2007, após o falecimento de seu pai, Victorino da Silva Mário, que este, abalado com a perda daquele que era seu guia e mentor, decidiu afastar-se do mundo gospel e passou a marcar passos na música secular, buscando um meio para sobressair e de poder ajudar a mãe a cuidar dos outros irmãos, visto que esta ficou encarregue dos filhos sozinha.
Após a morte do pai, Anderson, enquanto ainda adolescente viu-se obrigado a abdicar de alguns sonhos para dar lugar a outros e ganhar coragem de enfrentar o mundo de cabeça erguida, tendo a música como o seu farol. “Com o falecimento do meu pai, eu precisava de arranjar uma for- ma de ajudar a minha mãe, Olga Valeriana. Então procurei em mim alguma coisa que desse para comercializar, que trouxesse algum rendimento para mim e à minha família. Olhei para mim mesmo, Deus deu-me a cabeça e a voz, então decidi usar para atingir os meus objectivos, mas sempre com a promessa de nunca cantar algo que ofendesse a moral do Criador”, contou.
Participação em 4 concursos musicais
A aparição de Anderson Mário no mercado musical surge através de suas participações em concursos de “caça talento” musicais. Talvez há quem pense que o “Unitel Estrelas ao Palco” terá sido o primeiro, mas não. O mesmo explica que já participou de quatro concursos musicais, sendo o primeiro em 2013, onde conquistou o título de campeão do concurso “Com-Canta-talentos” em Luanda, uma competição que visava distinguir o cantor e compositor mais ágil, tendo-se destacado como um jovem talentoso e ousado enquanto cantor, compositor apresentando uma canção de sua própria autoria.
Para a infelicidade do artista, por razões desconhecidas por si, a organização daquele concurso não lhe entregou o prémio prometido, o que entristeceu pro- fundamente na altura, mas, ainda assim, não desanimou e foi atrás de outras oportunidades. No ano seguinte, isto em 2014, Anderson Mário voltou a participar de um outro concurso musical. Trata-se do “Casting da Zimbo – Segunda edição”, onde sagrou-se vencedor, recebendo como prémio um voucher de compras.
Em 2016, chegou a participar do concurso “Viana Tem Talento”, mais uma vez sagrou-se vencedor, embora tenha sido nova- mente prejudicado pela organização que se demarcou de lhe entregar o respectivo prémio. O quarto concurso e, por sinal, aquele lhe abriu as portas para que Angola inteira pudesse contemplar o seu talento foi a primeira edição do “Unitel Estrelas ao Palco”, em 2018, onde sagrou-se grande vencedor, imitando o rei da Pop, o afro-americano Michael Jackson, abrindo-lhe as portas para o começo de uma brilhante carreira musical.
Primeiros trabalhos musicais
Antes da sua participação no “Unitel Estrelas ao Palco”, Anderson Mário já contava com algumas músicas lançadas, apesar de estas nunca terem sido conhecidas. De acordo com o artista, a sua primeira música intitulada “Sorry”, foi lançada em 2013, de estilo afrobeat, mas esta não teve qualquer sucesso ficando apenas nas lembranças dos seus trabalhos artísticos. No mesmo ano em que se sagrou vencedor daquele concurso musical promovido pela Zap Viva, em parceria com a operadora Unitel, Anderson lançou “I Love You”, uma música promocional de estilo ghetto zouk, que marcava a sua entrada no musi cal angolano, alcançando alguma notoriedade no mercado nacional e em alguns países dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Seguiram-se outros trabalhos musicais e assinatura de parceria com produtoras renomadas como a “Arca Velha”, de Matias Damásio, onde o artista não teve muitos êxitos e, no ano seguinte, com a produtora “EA Music Ent”, com a qual lançou o seu primeiro álbum intitulado “Estreia”, em 2019.
Ascensão da carreira Embora já fosse um nome e um rosto conhecido no musical an- golano, Anderson não tinha ainda conquistado o seu espaço e lutava para se firmar no mercado com sua singularidade e versatilidade musical, coisa que se foi concretizando a partir de 2020. Numa altura em que o mundo encontrava-se confinado por força das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, e o cenário em Angola não era diferente, Anderson Mário, numa colaboração com o produtor Teo no Beat, lança, em 2020, aquela que foi a sua primeira música de grande sucesso intitulada “Vai dormir”. A música, segundo conta, foi inspirada pela notícia da primeira separação do ex-casal Yola Araújo e Bass, dando ideias ao artista para criar uma história de tentativa de separação de um casal motivada por supostos “boatos”.
“Eu quase nunca contei a ninguém esse detalhe, mas a inspiração para escrever essa música veio através da notícia do casal YoBass. Por ser uma altura de confinamento, as pessoas estão presas à internet e o assunto era muito comentado nas redes sociais, então dessa notícia e de outras histórias que fui ouvindo daí veio a ideia de escrever essa música”, revelou o artista. Com selo do produtor Teo, a música tornou-se num dos maiores sucessos musicais da carreira do artista, permitindo-lhe pisar nos maiores palcos nacionais e internacionais, sendo, naquele ano, a música angolana mais ouvida e partilhada nas plataformas digitais e a mais divulgada nas redes sociais.
A partir daquele ano, foram surgindo outros trabalhos de sucesso do jovem artista proveniente do planalto central, destacando-se temas como “Faraó”, “Profetizar”, “Querida Mãe”, “justo”, entre outros. Estes e outros temas fizeram parte do segundo álbum de Anderson Mário, intitulado “Príncipe da Olga”, lançado em 2021, uma homenagem do jovem artista à sua mãe, dona Olga.
Reconhecimento
Nacional e Internacional A grande virada na carreira de Anderson Mário aconteceu em 2018 com a sua participação no “Unitel Estrelas ao Palco”. Sua performance impecável das músicas de Michael Jackson lhe garantiu o primeiro lugar na com- petição, o que lhe proporcionou reconhecimento nacional e internacional. Fruto dos dois álbuns e outros trabalhos paralelos, entre participações e singles, Anderson foi distinguido com alguns prémios com destaque para um prémio no “Top Rádio Luanda”, edição 2022, na categoria de “Artista Revelação”.
Actualmente, Anderson diz estar a trabalhar para o seu firmamento no mercado nacional e a internacionalização da sua carreira para os principais palcos do continente africano e da Europa, levando a bandeira de Angola ao mais alto nível que poder. Entre projectos e objectivos, o artista adianta não ter pressa de caminhar e prefere dar um passo de cada vez, respeitando ciclo do mercado, mas garante não estar com os braços cruzados e que continua a trabalhar mantendo o foco na meta. Ao OPAÍS, o artista fez saber ainda que recentemente lançou aquela que considera ser a sua música favorita intitulada “Gratidão”, através da qual o mesmo diz ser o seu singelo agradecimento a Deus, a pessoas próximas e aos seus fãs pelos êxitos do seu trabalho. A música foi disponibilizada no dia 08 do corrente mês.
Perfil
Anderson Kaquepa Sassango Mário nasceu a 26 de Outubro de 1997, no bairro da Boavista, município de Cachiungo, província do Huambo. Filho de Victorino da Silva Mário e Olga Valeriana, vem de uma família humilde e religiosa, que se encarregou de o educar na fé cristã e nos princípios de respeito ao próximo e valorização dos hábitos e costumes culturais do povo centro-sul, preservando sempre as línguas nacionais, em particular o umbundo que é a sua língua materna.
Começou a dar os primeiros passos no mundo da música na Igreja, enquanto ainda criança, onde fazia parte de vários grupos corais através dos quais despertava as suas aptidões musicais, dedicando canções ao Criador do uni- verso. Actualmente, aos 26 anos de idade, Anderson Mário conta com dois álbuns no mercado e várias músicas de sucesso entre as quais “Vai dormir”, “Faraó”, “Querida mãe”, “Profetizar”, “Se controla” e tantos outros temas de sucesso.