Uma iniciativa da Munana Filmes e AGD Eventos, a Amostra de Cinema Nacional do Huambo 2025 tenciona impulsionar o mercado cinematográfico daquela província, exibindo, sobretudo, filmes produzidos localmente, e que reflectem a dimensão histórica, artística e cultural da província.
Com uma programação extensiva, que levará cerca de cinco semanas, os filmes da amostra vão ser exibidos apenas às sextasfeiras, à noite, entre às 18h00 e às 20h00, sendo as entradas gratuitas e aberta ao público em geral, limitada apenas à capacidade do espaço.
De acordo com o porta-voz do evento, Funzula Eduardo, o objectivo da realização da amostra é de promover os trabalhos cinematográficos produzidos localmente, dando maior visibilidade aos respectivos trabalhos, assim como despertar a atenção do público de formas a atrair o interesse deles em apreciar o cinema nacional.
“O grande objectivo é massificar o cinema nacional a nível da província do Huambo, uma vez que nunca houve uma iniciativa voltada a promoção do cinema aqui na província, então achamos oportuno realizar esta amostra com este propósito”, disse.
O também realizador de cinema e televisão avançou que, por outro lado, a amostra tenciona preparar o público e os artistas de cinema para a realização do primeiro Festival de Cinema Nacional da província, cuja realização está prevista para Abril do próximo ano.
Segundo o organizador, estão a ser reunidas as condições para ainda dentro do prazo previsto ser realizado o Festival que, em princípio, prevê contar com a participação de mais de 20 filmes, exclusivamente de produção nacional.
Programação da Amostra
De acordo ainda com o responsável, a mostra contará com exibição de cinco filmes, sendo três produzidos localmente naquela província e dois gravados e produzidos em Luanda.
A programação do evento vai levar cerca de 28 dias, com os filmes a serem exibidos semanalmente, isto a partir da primeira sexta-feira de Janeiro, dia 03. Conforme a programação, no dia 3 será exibido o filme “o Kilapy”, do produtor e realizador Funzula Eduardo “Genuíno”.
A segunda secção será realizada no dia 10, com a exibição do filme “O Homem de pouca Fé”, também do realizador Funzula Eduardo. Já a terceira sessão, a decorrer no dia 17, está reservada para a exibição da trama “A Fúria de Kalawenda”.
Para a penúltima sessão, marcada para o dia 24, a amostra vai exibir o filme “Musseque em pânico”. O filme “Conflitos”, da realizadora Sónia Munana Caputo, vai encerrar as sessões, isto na noite do dia 31 de Janeiro próximo.
De realçar que os três primeiros filmes foram produzidos na província do Huambo, ao passo que os dois últimos foram filmados e produzidos na capital, Luanda.