O artista plástico, Álvaro Macieira, inaugura a exposição “Inspiração e Sagrada Esperança”, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), com obras de 50 artistas nacionais e estrangeiros, amanhã, 12, às 18h00, em alusão ao mês do Herói Nacional
A colecção, denominada Kinamuta Mutakina, reúne quadros de pintura, escultura, cerâmica, gravura e tecelagem, há mais de três décadas, deste artista, tendo início nos anos 80, com representatividade internacional e grandes nomes das artes angolanas, avançou o chefe de Departamento do Sarcófago e Acção Cultural da instituição, Rigoberto Fialho.
Para o responsável, a iniciativa do artista demonstra a vontade que teve em coleccionar distintas obras, movido somente pelo amor que nutre pelas artes. Observa que Álvaro Macieira exprime nas telas as suas inquietações do universo imaginário plástico, contribuindo explicitamente para o reconhecimento da ancestralidade e da história nacional.
“A exposição é dedicada a um público alargado, confirma-se o entrelaçar do texto visual que os artistas produziram, demonstrando um ponto de vista estético convergente entre as distintas obras e vários cruzamentos poéticos num mesmo contexto”, esclareceu.
Antes mesmo do momento inaugural da exposição, avançou, vai ser realizado uma palestra subordinada ao tema “Agostinho Neto e a criação artística e cultural”, com início às 16h00, momento cultural com o projecto “Zungarte”.
Rigoberto Fialho descreve o Poeta Maior como sendo um dos homens mais ilustres da cultura e das letras angolanas contemporâneas, patriota e nacionalista, líder da luta de libertação nacional e, em celebração do seu legado, materializa-se a melhor poesia literária.
“Engajado e africanista que se produziu na história da Literatura angolana reunida nas obras “Poemas”, ”Sagrada Esperança”, “Renúncia Impossível” e “Amanhecer”, bem como noutros géneros literários, como o conto e o ensaio”, descreveu.
Centenário de Amílcar Cabral
Este mês, dedicado ao Poeta Maior, reserva ainda outras actividades que visam celebrar os anos de nascimento. Rigoberto Fialho avançou que, dentro do quadro de actividades, está enquadrado a comemoração do centenário de Amílcar Cabral, em acto a ocorrer no mesmo dia, 12, a partir das 09h00.
Outras actividades
Já no dia 26, às 19h00, no seu auditório, vai realizar-se o concerto intimista com o cantor “Toty Sa´Med”, um cantor, compositor e multi-instrumentista, sendo um dos artistas de culto da nova música angolana.
A 3.ª edição do programa Conexões Letras e Artes – Festival Cultural Multidisciplinar consta da agenda a ser realizada durante três dias, de 26 a 28 do referido mês. No espaço Textualidades: Conversa com os leitores”, em edição especial, vai ser retratado a vida e obra de António Jacinto, nacionalista, poeta e prosador angolano, de pseudónimo literário “Orlando Távora”, no dia 27, às 10h00.