O filme é produzido por nomes de peso, incluindo o próprio Ridley Scott, Michael Pruss e Walter Hill, que retornam para garantir que a essência da série original se mantenha intacta, enquanto a narrativa avança para novas direcções emocionantes. Inicialmente planeado para um lançamento na plataforma Hulu, à semelhança de Prey (2022), o aclamado prequel de Predator dirigido por Dan Trachtenberg, Alien: Romulus teve a sua estreia repensada durante as filmagens.
Em Março, durante uma entrevista aprofundada ao The Hollywood Reporter, o director Fede Álvarez revelou que a decisão de levar o filme aos cinemas foi tomada de forma espontânea: “Assim que começámos a filmar, o estúdio disse: ‘Que se lixe, vamos lançar nos cinemas’”.
Esta mudança sublinha a confiança do estúdio no apelo cinematográfico do projecto. A decisão parece estar a valer a pena. Com lançamento em grande nos cinemas marcado para 16 de Agosto, Romulus já está a causar burburinho, mesmo antes das críticas completas serem divulgadas.
Na passada Segunda-feira à noite, a primeira exibição do filme provocou uma onda de reacções positivas, com muitos a elogiarem o retorno à atmosfera claustrofóbica e intensa que marcou os primeiros filmes da série.