Uma performance poética interpretada por Alice Neto de Sousa será realizada hoje, para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, às 18 horas, no Auditório Pepetela do Camões – Centro Cultural Português, em Luanda
A poetiza que foi convidada a participar na abertura solene das comemorações vai ainda participar num encontro denominado “POD Falar”, que decorrerá amanhã, 26, onde dará a conhecer a sua trajectória artística.
Alice Neto de Sousa (1993) é, entre outros ofícios, uma poeta e dizedora de poesia, nascida em Portugal com raízes em Angola.
No início do ano de 2022, o poema “Poeta” da sua autoria, dito pela primeira vez na 1. ª edição da PowerList 100 da Bantumen, conquistou as redes sociais e tem mostrado o seu trabalho pelo mundo.
Participou também como convidada na 2.0ª edição do Festival Literário Internacional de Para ty, no Brasil, na mesa “Palavra Livre”.
Actualmente é presença assídua no programa “BemVindos” na RTP África.
Faz parte da bolsa de poetas da associação cultural “A Palavra”, escreve no jornal “Mensagem de Lisboa” e aprimora a palavra e a poesia nos palcos, procurando “afiar a língua” para temas sociais emergentes.
Inquieta por natureza nas palavras e nas escolhas, gosta de liberdade de pensar e de sentir.
A data
A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril ou apenas por 25 de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido em 1974.
Que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976, marcada por forte orientação socialista.