A obra será apresentada por JeanMichel MabekoTali, professor da Harward University, e narra na íntegra os factos ocorridos no país, desde o seu território, o seu povo e dos povos que passaram por Angola desde os tempos milenares até aos tempos contemporâneos.
O também docente, que desde 2018 realiza o Curso Livre História de Angola da UCCLA, sublinhou que esta será a primeira e única obra sobre a História de Angola escrita em 50 anos de independência de Angola.
“O país não tinha nenhuma obra de história, uma obra abrangente que cobrisse toda a história de Angola. Tem grandes ensaios, tem grandes historiadores, mas não tinha tido até à data uma história de Angola, digamos assim, que servisse de manual”, disse em conversa com OPAÍS.
Alberto Oliveira Pinto lembra que existem histórias sobre o país escritas no tempo colonial, com conteúdos significantes, mas que estão, enfim, desactualizadas, vistas de uma perspectiva colonial. Situação que serviu de motivação para a elaboração da referida obra.
O escritor, que se dedica ao estudo da história de Angola há mais de quatro décadas, isso desde o século passado, avançou que vários exemplares virão a Angola em Novembro, mas pretende, no próximo ano, apresentar o livro na sua terra natal.
“Dedico-me ao estudo da história de Angola há muitos anos, ainda desde o século passado, isso nos anos 80 e 90 do século XX. Fiz os meus estudos académicos, escrevi… sempre estudando abordagens da história de Angola, quer no meu mestrado quer no meu doutoramento, e foi só já por volta dos anos 2013, 2014, que me propus escrever essa história de Angola, que agora vai em quarta edição”, esclareceu.
Biografia do autor
Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de Janeiro de 1962. É doutor (2010) e mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde colaborou como docente no Departamento de História.
Leccionou, igualmente, noutras universidades portuguesas e também em universidades estrangeiras na qualidade de professor convidado. Presentemente é investigador da Universidade de Lisboa.
É autor de diversos romances e livros ensaísticos sobre a História de Angola, tendo ganhado por duas vezes o Prémio Sagrada Esperança: em 1998, com o romance ‘Mazanga’, e em 2017, com o livro de ensaios ‘Imaginários da História Cultural de Angola’.
O seu maior êxito foi ‘História de Angola: Da Pré-História ao Início do Século XXI’, primeira experiência no género em 40 anos de independência de Angola, publicado em primeira edição em 2016 e agora em 4.ª edição.
Desde 2018, coordena o Curso Livre História de Angola da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, que decorre na série do Youtube ‘‘Fragmentos da História de Angola’’, com Anabela Carvalho. Em 2021, criou com o filho, João Alberto Freire de Oliveira Pinto, igualmente no Youtube, o programa de sucesso ‘‘Lembra-te, Angola’’.