No dia em que se assinalou os 448 anos da cidade de Luanda, desde a sua fundação, aconteceu o descerramento da “Feira de Luanda”, no Palácio de Ferro, onde estão a ser desenvolvidas várias manifestações artísticas e culturais
Entre as actividades constam a realização da gala para a eleição da Miss Ingombota 2023, ontem, com a participação de Telma Lee, Cassilva Odeth, Maurício Violinista, DJ Leandro Afrozilla e o grupo carnavalesco União Mundo da Ilha.
A feira, com duração de três dias, vai contar com uma zona de alimentação com feirantes, lojas, bar e uma variado de atraçcões culturais, entre as quais Djs e alguns dos mais renomados cantores do mercado nacional, com actuações ao vivo.
Vão animar musicalmente o evento, no segundo dia, Itary, Soarito, Dj Bruno AG e DJ Leandro Afrozilla, sendo que para o encerramento, no Sábado, está prevista a actuação de Noite e Dia, Filho do Zua,DJ Cuca e Taba Mix.
Entre as actividades celebrativas, vai ainda ser realizado, no espaço Prova D’Arte, no Miramar, no Sábado e Domingo, o “Festival de Bandas Nacionais”, das 16H00 às 20H00.
Vão actuar o conjunto os Kiezos, os Jovens do Prenda, o conjunto Dizu Dietu, Banda Maravilha, Banda FM, Banda Cana de Açúcar, Banda Duia e a Banda Roxane.
O principal objectivo é dar palco às Bandas e Conjuntos, já que nas últimas décadas têm feito o suporte e acompanhamento aos artistas nos eventos musicais.
O evento constitui também um ponto de encontro e confraternização entre cidadãos de diferentes faixas etárias. Durante o mês em curso outras actividades foram realizadas em prol da data, como o Show Gospel, no passado Domingo, 21, onde vários músicos gospel dividiram o palco, como Miguel Buila, Joly Makanda, Gloria da Lú e Coral Lírios.
Outro evento que tem brindado os citadinos é o Festival Unitel Funzone, que decorre desde o dia 18 até 28, numa produção da LS Republicano e realização da Administração Municipal de Luanda, em parceria com a Unitel.
A cidade de Luanda foi fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de São Paulo da Assunção de Loanda.
Em 1575, o capitão Paulo Dias de Novais, ao desembarcar na Ilha do Cabo, estabeleceu o primeiro núcleo de colonos portugueses: cerca de 700 pessoas, 350 das quais eram homens de armas, religiosos, mercadores e funcionários públicos.
Um ano depois, em 1576, Paulo Dias reconheceu não ser aquele um lugar adequado e avançou para terra firme.
Fundou a vila de São Paulo da Assunção de Loanda e lançou a primeira pedra para a edificação da igreja dedicada a São Sebastião, onde se encontra hoje o Museu das Forças Armadas.