Uma jovem de 18 anos de idade, foi detida pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, por ter abandonado um recém-nascido
João Katombela, na Huila
O facto ocorreu no passado dia 09 do mês em curso, quando a jovem de 18 anos de idade, cuja identidade não nos foi revelada, deu a luz a um bebê do sexo masculino.
Depois de a mesma ter dado a luz, decidiu livrara-se do recém-nascido, por razões até ao momento desconhecidas, atirando-o para uma foça de uma casa vizinha.
De acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na Huíla, Inspector Segunda Quitumba, o bebê foi salvo pelo proprietário da casa em que pertencia a foça, depois de este ter sido surpreendido pelos choros durante a madrugada do dia 09.
“A madrugada, um dos vizinhos acordou por força do barulho dos choros de uma criança, despertou e dirigiu-se ao local em que vinham os choros, quando lá chegou, identificou que se tratava de um recém-nascido e com ajuda de um ferro, conseguiu resgatar o bebê ainda com vida”, disse.
Ao deparar-se com o bebê ainda com vida, conforme explicou o Porta-voz do SIC, o indivíduo contactou imediatamente as autoridades policiais que acionaram a equipa médica de um posto de saúde local.
“Depois de este indivíduo nos ter contactado, tivemos que ligar para o Hospital Pediátrico do Lubango, onde teve assistência médica, mas no dia 10, o bebê entrou em convulsões e infelizmente acabou por falecer, por isso, iniciamos com algumas investigações que culminaram com a detenção da jovem pelas 13 horas de ontem (quarta-feira 13)”, revelou.
Por outro lado, Segundo Quitumba, disse que a instituição que representa continua a trabalhar no sentido de se descobrir quais foram os reais motivos que levaram a jovem de 18 anos a abandonar o próprio filho.