Informações colhidas por este jornal atestam que a Polícia Nacional pretendia flagrar, no município da Baía-Farta, no dia 22, cidadãos chineses no local onde desenvolvem a actividade de criptomoedas. Porém, tal não aconteceu, porque, alegamente, eles teriam tido informações de que agentes se fariam ao imóvel, o que os ajudou a evadir-se do espaço. Fontes deste jornal suspeitam que as informações tenham provindas do comandante detido.
Na hora da confirmação da detenção, o porta-voz da Polícia Nacional não se referiu especificamente a este dado, limitou-se, desta feita, a justificar que a acção do oficial levantou suspeita.
“Diante dessa situação, sua excelência comissário Aristófanes dos Santos, delgado do MININT e comandante provincial da Polícia Nacional em Benguela, por sua ordem e por dever de cautela, mandou, imediatamente, deter o oficial em questão, no sentido de se evitarem perturbações no inquérito que já está em curso”, sustenta Ernesto Tchiwale.
O responsável, que promete fornecer mais informações à imprensa brevemente, dá conta de que o suspeito foi detido tão logo se concluiu o processo de averiguações. O porta-voz apela aos elementos da corporação a evitarem práticas que belisquem os ditames previstos no regulamento.
“O que nós gostávamos aqui é de apelar a toda a população castrense e a todos os municípios que devemos sempre pautar pelo bom comportamento, que estão em harmonia com os ditames previstos pelo nosso regulamento disciplinar”, adverte.
O inspector-chefe reitera diligências tendentes à detenção dos proprietários do imóvel em que se praticava actividade de criptomoedas, a fim de que possam responder pela ilicitude que sobre eles recai. “Neste exacto momento, os operacionais estão no terreno, várias acções investigativas estão em curso. Vamos aguardar que detenhamos novas matérias sobre a detenção dos implicados naquela ilícita matéria”, refere.
Esse facto surgiu numa altura em que o comandante provincial afirmou que não toleraria condutas indecorosas de agentes.
Por: Constantino Eduardo, em Benguela