O Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC) estabeleceram 2 de Maio como prazo para chegarem a um acordo de paz e comprometeram-se a respeitar a soberania de ambos, segundo uma declaração assinada pelos dois países em Washington.
Os dois países, segundo noticia o site Notícias ao Minuto, acordaram “criar um projecto de acordo de paz” até 02 de Maio numa declaração assinada ao lado do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, pelos ministros das Relações Exteriores do Rwanda e da República Democrática do Congo (RDC).
Num anúncio recente, o Governo congolês e o grupo antigovernamental M23 emitiram uma declaração conjunta pela primeira vez, na qual disseram que queriam “trabalhar para a conclusão de uma trégua”.
O conflito no leste da RDC agravou-se no final de Janeiro, quando os rebeldes se apoderaram de Goma e Bukavu, capital do Kivu Sul, ambas na fronteira com o Rwanda e ricas em minerais como o ouro e o coltan, essenciais para a indústria tecnológica e para o fabrico de telemóveis.
Fonte: ANGOP