Os restos mortais do Presidente da Namíbia, Hage Gottfriend Geingob, falecido no passado dia 4 de Fevereiro, vítima de doença, aos 86 anos, vão, hoje, ser sepultar, a partir das 10 horas locais, no Memorial Heroes Acre, em Windhoek.
A cerimónia fúnebre vai contar com a presença do actual Presidente da República da Namíbia, Nangolo Mbumba, da viúva, Monica Geingos, da secretária-geral do partido SWAPO, Sophia Shaningwa, do primeiro Presidente, Sam Nujoma, bem como de membros do Governo, de partidos na oposição, líderes religiosos, da sociedade civil namibiana e estrangeira.
Em relação às entidades estrangeiras, está confirmada a presença de 27 Chefes de Estados e de Governo africanos, incluindo o Presidente João Lourenço, que já se encontra, desde sexta-feira, na capital namibiana, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço.
Ontem, o dia foi reservado a leitura de elogios e tributos a Hage G. Geingob que foram feitas por várias entidades políticas nacionais e internacionais, com maior destaque para os líderes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), representada pelo Presidente angolano João Lourenço.