Quinze grupos teatrais do Soweto em Luanda participam de 30 de Março a 1 de Abril em sessões de artes cénicas no centro cultural do Lubango, província da Huíla, uma iniciativa da representação da Cultura
O evento está inserido na celebração do 27 de Março, Dia Internacional do Teatro, a assinalar- se esta Terça-feira, sob o lema: “O teatro é vida e é um veículo de comunicação na sociedade”.
Segundo o director do Gabinete Provincial da Cultura da Huíla, Pedro Mussunda, participarão na jornada grupos residentes nos municípios do Lubango, da Chibia, da Humpata e de Cacula.
Os grupos vão apresentar peças teatrais de 30 a 45 minutos, cujos títulos não revelou, mas de forma geral ressaltam o resgate dos valores cívicos, morais e culturais, bem como apelarão para a importância da manutenção da paz e da democracia em Angola.
Referiu que o programa de actividades em torno da data teve início a 21 do corrente mês aliando, igualmente, o Dia Mundial da Poesia, com a recitação poética no jardim da Sé Catedral, na rua e defronte da direcção local do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM).
Durante a semana realizou-se uma palestra sobre poesia, debate radiofónico sobre o papel do teatro na consolidação da paz, bem como uma visita a província do Cuando Cubango, no âmbito de um intercâmbio cultural com os grupos teatrais entre as duas províncias.
A direcção local da Cultura controla, actualmente, mais de 30 grupos teatrais entre amadores e profissionais, com 250 integrantes.