Angola e Cuba actualizaram convénios, acordos e memorandos de entendimento sectoriais, no quadro da XV Sessão da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica e técnico-Científica, decorrida nos dias 6 e 7 deste mês, em Havana
Na sequência das reuniões técnicas foram consensualizados e assinados dois novos importantes memorandos de entendimento no âmbito da cooperação bilateral que visaram, nomeadamente, os sectores do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação bem como o da Juventude e Desportos.
Adicionalmente, as partes apontaram os caminhos para a dinamização da materialização dos acordos, convénios e memorandos que já vigoram e para a preparação de outros nos mais variados domínios, sendo de destacar os sectores das Finanças, Saúde e Justiça. Foram ainda definidos planos de acção e metas para a atracção de investimento estrangeiro directo nos dois países, perspectivando-se um aprofundamento das relações empresariais sob acompanhamento directo da AIPEX, pela parte angolana, e da PROCUBA, pela parte cubana.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, chefiou a delegação angolana que avaliou os termos do reforço da cooperação bilateral com a contraparte cuba- na, cuja delegação foi chefiada pelo Vice-Primeiro Ministro, Ricardo Cabrisas Ruz. As duas delegações avaliaram, de forma geral, o curso da cooperação bilateral, destacando os avanços registados nos temas de interesse e importância comuns nos mais variados domínios e projectar as acções de cooperação por implementar nos períodos subsequentes.
À margem das reuniões técnicas, o ministro Adão de Almeida cumpriu uma intensa agenda de trabalhos que incluiu audiências de alto nível com as autoridades cubanas, com destaque para o encontro com o Primeiro-Ministro da República de Cuba, Manuel Marrero Cruz, o ministro das Relações Exteriores, Bruno Parrilla, e o ministro da economia, Alejandro Gil.
A delegação angolana integra a embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Teixeira, os secretários de Estado para a Cooperação Internacional, Domingos Vieira Lopes, para a Defesa Nacional, José Maria de Lima, para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, para a Área Hospitalar, Leonardo, bem como o presidente da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Lello Fran- cisco.