O município de Ambaca, que dista 190 quilómetros a Norte de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, contará no ano lectivo de 2024 com uma instituição de ensino superior, uma iniciativa privada da empresa TCHATY Investimento, no âmbito da promoção do empreendedorismo.
A instituição, denominada Instituto Superior Politécnico de Ambaca (ISPA), contará com um edifício com cinco naves, com dez salas cada uma, a ser construído numa área de mais de 20 mil metros quadrados, junto ao aeródromo de Camabatela.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da infraestrutura aconteceu Terça-feira e foi orientada pelo administrador em exercício de Ambaca, Nilton Djalil Garcia dos Santos.
Sem revelar os custos do investimento, um dos responsáveis da empresa investidora, José Gosmito Cazola fez saber que a obra terá uma duração de 18 meses e que a instituição prevê empregar perto de 300 cidadãos.
Para além das 50 salas, a instituição deverá contar ainda com um espaço para simulações de negócio, um anfiteatro para 200 pessoas, biblioteca, sala de informática, quadra polidesportiva e espaços verdes.
Essa é a primeira instituição do Ensino Superior na região, que já conta com três instituições de formação média.