A mostra, que vai ficar patente até o dia 15 do mês de maio, para além de honrar a memória às vítimas do tráfico de escravos transatlântico, pretende, igualmente, comemorar o Dia da Paz e Reconciliação nacional que hoje se assinala
Em alusão ao dia internacional em memória às vítimas do tráfico transatlântico de escravos, o ResiliArt Angola, um projecto que engloba a UNESCO, o Governo angolano e a American Schools of Angola, inaugura, na quinta-feira, 6, em Luanda, uma exposição de arte visual de dimensão internacional com o te- ma “Tell Our History – Celebrando Mulheres que Contam a Nossa História”.
A ser exibida pelas 17:00 horas, na Galeria do ResiliArt, sita no shopping Fortaleza, baixa de Luanda, a exposição resulta da residência artística em que participam criadores nacionais, norte-americanos e educandos do ASA (American Schools of Angola), que visa reconhecer o empenho da mulher na sociedade. A mostra, que vai ficar patente até o dia 15 do mês de Maio, para além de honrar a memória às vítimas do tráfico de escravos transatlântico, pretende igualmente comemorar o Dia da Paz e Reconciliação Nacional que hoje, terça- feira,04, se assinala.
No decorrer do acto, está reservado um momento em que serão homenageadas cinco distintas mulheres cujos feitos têm repre- sentado um importante contributo para o desenvolvimento da sociedade angolana e norte-americana. Trata-se das senhoras Maria de Fátima de Lima Viegas, secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais; Emília Almeida, presidente da Associação de Amizade e Solidariedade para com a Terceira Idade (AASTI); Dalva Ringote, ministra de Estado para a Área Social; Yvonne Matu- turu – chefe do Sector de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO e Sheila Jackson Lee – Congressista do Estado norte-americano de Texas.
De acordo com uma nota da organização, esta é uma actividade que está a ser realizada conjuntamente com a Houston-Luanda Sister City Association (HLSCA), nos Estados Unidos da América, que, desde o dia 31 do mês de Março, tem em exibição obras de artistas angolanos lançados pelo ResiliArt Angola.
Sobre o Resiliart angola
O projecto ResiliArt Angola é uma iniciativa conjunta entre a UNESCO, o Governo de Angola e a American Schools of Angola (ASA), que visa empoderar jovens artistas nas disciplinas de indústrias criativas. A iniciativa do ResiliArt Angola foi concebida em 2021, no âmbito da 11ª edição do Internacional Jazz Day e da 2ª Edição da Bienal de Luanda, Fórum Pan-Africano Para Cultura de Paz e Não-Violência, como forma de contrapor o grau de dificuldade a que foram submetidos a maioria dos artistas, em consequência da pandemia de COVID 19 que assola o mundo desde finais de 2019.