O Presidente russo, Vladimir Putin, ratificou ontem o acordo de parceria estratégica, assinado com o Irão em Janeiro, e que define o plano de acção nas próximas duas décadas
O acordo estabelece o quadro jurídico para o reforço da cooperação para o desenvolvimento a longo prazo entre a Rússia e o Irão e declara os dois países “parceiros estratégicos” em todos os domínios, incluindo a defesa, a luta contra o terrorismo, a energia, os transportes, a indústria e a agricultura, entre outros.
Em matéria económica, o acordo prevê um novo sistema de pagamentos fora de países terceiros e a utilização das moedas nacionais nas transações bilaterais, segundo a agência noticiosa russa TASS.
Esta parceria estratégica entre Moscovo e Teerão foi assinada durante uma visita à capital russa do homólogo iraniano, Massud Pezeshkian.
Este acordo vem somar-se ao assinado no ano passado entre a Rússia e a Coreia do Norte, embora nesse caso o texto tivesse um caráter marcadamente militar, como mais tarde se tornou evidente com o envio de tropas norte-coreanas para conter a incursão ucraniana na região russa de Kursk.