O Cine Tivoli, situado no bairro Alvalade, em Luanda, vai acolher, em duas sessões, a exibição da peça teatral “Hotel Komarka – Ala Feminina”. A primeira sessão terá lugar na sexta-feira, 25, às 20h00, e a segunda no domingo, 27, às 18h00
Protagonizada por actrizes experientes, a peça narra a história de seis mulheres reclusas na cadeia de Comarca de Viana (quatro angolanas, uma brasileira e uma moçambicana), cada uma com a sua ficha criminal, e que enfrentam grandes desafios para se conseguirem manter firmes dentro do presídio.
Apesar de cada uma pesar sobre si um crime diferente da outra, as reclusas veem suas histórias cruzadas naquela cadeia que se torna um “campo de batalha” onde a coragem, a determinação, a disciplina e a resiliência são importantes para que as mesmas consigam ficar em pé naquele estabelecimento prisional.
Escrita e encenada por Flávio Ferrão, a peça é resultado da compilação de depoimentos de algumas reclusas da Comarca de Viana entrevistadas pela actriz e radialista Sofia Buco, uma das mentoras da obra teatral, e conta igualmente com a direcção artística de Benjamim Ferrão.
A peça tem a duração de uma hora e meia e apresenta-se como um importante contributo para a moralização da sociedade, tendo como público-alvo as mulheres, no sentido de desencorajar práticas e acções criminosas.
Com a exibição da peça, de acordo com Sofia Buco, pretende-se trazer à tona a realidade enfrentada pelas mulheres que se encontram encarceradas nos vários serviços penitenciários de Luanda.
A actriz e produtora avança que se quer ainda chamar a atenção às autoridades penitenciárias, judiais, ao executivo e à sociedade em geral sobre a necessidade de respeitar os direitos dos presos, especialmente das mulheres, sendo que muitos deles enfrentam situações de violação dos seus princípios básicos dentro da cadeia.
“Chamamos atenção a estes cuidados que os serviços prisionais devem ter para com os reclusos, apesar de serem pessoas em conflitos com a lei, a cadeia é um sítio de reeducação, onde as pessoas entram para lá e saem transformadas, aptadas para serem reintegradas na sociedade”, apontou a produtora.
Destacou ainda que a peça vem impulsionar a promoção de valores como a solidariedade, patriotismo, cidadania e empoderamento feminino.
Elenco experiente
Com cerca de uma hora e meia de duração, a peça teatral será protagonizada por um elenco formado por actrizes conhecidas e experientes do cinema e do teatro angolano. Fazem parte do elenco nomes como Lesliana Pereira, Timira dos Santos, Zoé Silva, Evanildy Ferreira, Amanda Cunha e Efigênia Muquele.
A peça resulta de uma parceria estratégica entre a Buco Produções, uma produtora de eventos culturais que opera no mercado nacional há 8 anos, da qual Sofia Buco é a dona e directora, e o grupo de comunicação Correio da Kianda.
Esta será a segunda vez que a peça será exibida em palco, sendo que a mesma foi estreada no dia 03 de Novembro de 2024, no Centro de Conferência de Belas (CCB).