Com o objectivo de reforçar as relações de cooperação entre os dois governos e o tema corredor do Lobito, uma delegação do Comité de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos da América, liderada pela directora delegada para Assuntos Internacionais, Naz Durakoglu, visitou, esta segunda-feira, 21, as instalações do Porto do Lobito, na província de Benguela.
De acordo com a nota de imprensa daquela instituição portuária a que tivemos acesso, a comitiva, que foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rodrigues de Lemos Rosas, acompanhados pelo vice embaixador dos EUA em Angola, Noah Zaring, conheceu de perto a estrutura, os sistemas operacionais e o potencial estratégico do porto, que tem sido cada vez mais reconhecido como uma das principais portas de entrada e saída para o comércio na África Austral.
Ao longo da visita, o PCA destacou a importância do Porto do Lobito no escoamento de recursos minerais oriundos de países vizinhos como a RDC e a Zâmbia, através do Caminho-de-Ferro de Benguela, que liga aquela província às zonas mineiras da República Democrática do Congo e da Zâmbia, “criando uma rota estratégica para o escoamento de recursos minerais para os mercados internacionais”, afirmou Celso Rosas.
O responsável destacou, ainda, os esforços contínuo do Executivo para a modernização e maior eficiência na funcionalidade do porto, face aos desafios crescentes do corredor do Lobito.
Em declarações à imprensa, Naz Durakoglu, realçou a importância geostratégica do Porto do Lobito e do referido corredor.
“Este Porto e o Corredor do Lobito são críticos para o mundo. Viemos observar de perto o seu funcionamento e levaremos essa mensagem de grande relevância aos nossos colegas no Senado. Para o governo americano, este não é apenas um projecto, mas sim uma estrela — um exemplo.”
A visita insere-se no reforço das relações diplomáticas e no apoio internacional ao desenvolvimento de infraestruturas-chave que conectam Angola aos grandes fluxos comerciais globais.
Estiveram presentes na visita administradores executivos e não executivos, directores, assessores, bem como o Capitão da Capitania do Porto do Lobito, o Presidente do Conselho de Administração da Lobito Atlantic Railway (LAR), Francisco Franca, e o representante da AGL – Lobito Terminal.