O nadador David Padre venceu no sábado a prova de cinco quilómetros, em masculino, da mítica Travessia da Baía do Lobito, na província de Benguela, em Águas Abertas.
O certame, que foi organizado pela Federação Angolana de Natação (FAN), enquadra-se nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 de Novembro.
Por sua vez, os atletas Yano Elias e Oleksander Zhukov ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente, do pódio.
Em feminino, a nadadora Rhanya Santo foi a mais rápida, sendo que Eliane Pires quedou-se no segundo lugar e na terceira posição ficou Inara Santos.
Na prova de três quilómetros, Carlos Fernandes (1.º classificado), Silvério Manuel (2.º) e Enzo Anjos (3.º) dominaram o pódio na classe masculina.
Em feminino, a nadadora Lia Lima foi a vencedora, ao passo que Maria Parimbelli ficou na segunda posição e Neizla Santo ocupou o último lugar do pódio da prova de três quilómetros.
Na prova de um quilómetro, em masculino, Santiago Guimarães bateu na concorrência Kaio Elias e Marivino Baptista. Nas “senhoras”, Chelsea Vunge, Joana Lima e Soleme Muachiteca dominaram o pódio.
Na especialidade de 700 metros, Paulo Rodrigues não facilitou para os seus adversários, ou seja, nadou mais rápido e sagrouse vencedor.
Já Valter Pacavira ficou no segundo posto e o terceiro lugar foi ocupado por Osvaldo Mário. Com alguma surpresa, o pódio em feminino teve apenas duas classificações Miquelina Samuel, na primeira posição, e Silvéria Vieira, no segundo lugar.