Pese embora seja um meio do qual famílias são alimentadas e cidadãos garantem o sustento das mesmas, a pesagem de material ferroso tem gerado prejuízos à sociedade angolana nos últimos anos. À luz das últimas ocorrências ligadas à obstrução de bens públicos, o Governo Provincial de Luanda decidiu tomar medidas para conter acções de vandalismo. Entretanto, recintos de pesagem de ferros se mantiveram activos, mesmo depois da inspecção do Executivo e do encerramento de algumas casas de pesagem, cada uma com a sua realidade
O rosto modesto, o olhar inocente e a postura humilde não livraram Adama Sidibe da punição dos oficiais da Polícia Nacional, quando decidiram dar por encerrado o seu estabelecimento de pesagem de resíduos.
Apesar do gaguejar natural de quem não tem o português como língua oficial e é oriundo de outras terras do continente berço, Sidibe conta-nos como o encerramento daquele que era o seu negócio afectou a si e aos seus trabalhadores.
O marfinense, de 49 anos de idade, conta que o golpe ocorreu sete meses atrás, quando agentes da Polícia Nacional, com pretexto de que o Governo estava a encerrar todas as casas de pesagem, ordenaram que encerrasse o estabelecimento, criado há 13 anos.
Os plásticos e metais, que antes eram produtos a serem vendidos às empresas compradoras dos resíduos, hoje tornaram-se apenas meros objectos a ocupar espaço no quintal onde era feito o comércio.
POR: Germano Notícia
Leia mais em