O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, viajará a Moscovo, nos próximos dias, para analisar com a Rússia as recentes negociações que manteve com os Estados Unidos sobre o programa nuclear, antes de uma nova ronda de conversações, noticiou a AFP
A raghchi reuniu-se, no Sábado, com o enviado norte-americano Steve Witkoff, sob a mediação do sultanato de Omã, para discutir a questão do programa nuclear iraniano.
Essas foram as negociações com responsáveis de maior escalão entre Washington e Teerão desde o colapso do acordo nuclear de 2015 entre o Irão e as principais potências ocidentais.
“A primeira reunião foi positiva, construtiva e convincente”, declarou Witkoff em entrevista ao canal Fox News. As potências ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, suspeitam que o Irão esteja a tentar desenvolver armas nucleares.
Teerão, no entanto, rejeita as alegações e afirma que o seu programa nuclear tem apenas fins civis. Irão e Estados Unidos concordaram em prosseguir as negociações a 19 de Abril e o chefe da diplomacia holandesa afirmou que as conversações ocorrerão em Roma.
Por sua vez, um porta-voz diplomático iraniano indicou que essas conversações serão realizadas em Omã nessa mesma data, segundo a agência oficial iraniana Irna.
Mas antes, Araghchi viajará para Moscovo, capital da Rússia, uma aliada próxima da República Islâmica. “Quero esclarecer que esta é uma viagem que já estava planeada”, enfatizou o porta-voz diplomático iraniano, Esmail Baghai, durante uma conferência de imprensa.
A visita, acrescentou, deverá ocorrer “no fim-de-semana” e permitirá discutir “os últimos desenvolvimentos nas negociações”.
Araghchi vai reunir-se com o homólogo russo, confirmou a portavoz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova.