As exportações não-petrolíferas registaram um crescimento acumulado de 173,9% nos últimos dez anos, de acordo com dados apresentados pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano
Segundo o governante, esse crescimento é resultado do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), aprovado em Julho de 2018, consolidando- se como um instrumento essencial para a dinamização da produção nacional.
Para Massano, os resultados obtidos demonstram um progresso na redução da dependência externa, no crescimento do sector produtivo e no estímulo ao investimento”, destacou, sublinhando a importância do PRODESI no fortalecimento da economia nacional.
Entre os avanços alcançados, o ministro mencionou o crescimento expressivo da produção alimen- tar, com destaque para o arroz, cuja produção quintuplicou nos últimos dois anos.
A produção de arroz atinge, actualmente, as 50 mil toneladas por ano, com a expectativa de chegar às 300 mil toneladas. O ministro citou a região de Luquembo, em Malanje, como um exemplo positivo, devido à sua produção considerável.
POR: Francisca Parente