As delegações estrangeiras começam a escalar o solo angolano no dia 2 de Abril, três dias depois regressam aos seus países. A prova, que visa saudar o Dia da paz em Angola, a assinalar-se no dia 4 do próximo mês, contará com seis países
A quarta edição da Meia Maratona In- ternacional da Paz em atletismo, prova que sai de Luanda no próximo dia 4 de Abril, vai contar com a estreia da China (com três atletas) e Índia (com um). A informação foi avançada ontem, em conferência de imprensa, no Anfiteatro do ISPAJ, na capital angolana, pelo director técnico da corrida de 21 quilómetros, Adriano Nunes.
O responsável explicou que os atletas dos países estreantes já foram informados quanto à temperatura que se regista em Luanda. Adriano Nunes garantiu que 4.ª edição da Meia Maratona Internacional da Paz vai contar com a presença seis países: Quénia (dois atletas femininos e um masculino), Etiópia (5 femininos e 9 masculinos), Somália (2 masculinos), Bahrein (um feminino), China (um feminino e dois masculinos) e Índia (um feminino), perfazendo trinta corredores estrangeiros.
O dirigente avançou que as delegações estrangeiras, que estarão hospedadas no IFAL, chegam ao país no dia 2 de Abril e regressam para os respectivos países no dia 5 do mesmo mês. Adriano Nunes fez saber que no total estão inscritos 1866 atletas entre federados, não federados e paralímpicos.
“A organização vai entregar os kits nos dias 28, 29, 30 e 31 do mês em corrente, uma vez que no dia da prova este serviço estará descartado”, explicou. Por sua vez, o promotor da prova, Carlos Rosa, disse, em poucas palavras, que a preparação para a quarta edição da Meia Maratona Internacional está a decorrer dentro da normalidade.
Já o coordenador da comissão médica da corrida, João Mulima, sublinhou que estão mobilizados cinquenta profissionais de saúde e dez viaturas para a corrida internacional, tendo acrescentado que os três primeiros classificados, em ambos os sexos, vão fazer teste anti-doping.
Percurso:
Hotel Diamante (partida), Rua das Kipakas, Largo 4 de Fevereiro, Murtala Mohamed. Regres- so: Avenida Murtala Mohamed, Avenida Agostinho Neto (Chicala), entrada na Praça da Repú- blica. Chegada: Mausoléu Dr. António Agostinho Neto. Na edição passada, o atleta da Somália, Abdulah Mohamed, foi o vencedor com o tempo de 1h, 02min e 58seg. Em feminino, a mais rápida foi a corredora do Bahrein, Vio- lah Motosio, com o tempo de 1h, 10min e 10 seg.