A empresa Nova Era e a Sociedade Angolana de Gestão de Urbanidade (SAGEUB) assinaram hoje um memorando de entendimento sobre sustentabilidade, no âmbito da implementação do ODS 15 (Proteger a Vida Terrestre). O objectivo consiste na implementação de actividades sociais e ambientais, projectos de desenvolvimento comunitário e iniciativas de sustentabilidade.
De acordo com a directora-geral da Nova Era, Lara ChaiYi, um dos pontos deste memorando está no reforço na arborização. Pretendem plantar várias árvores, pelo menos 20 árvores simbolicamente, no centro comercial Nova Era, porque entendem que a construção deve acompanhar o paisagismo.
O Nova Era criou uma zona de lazer que conta com mais de 30 restaurantes, mais jardins e salão de eventos, daí que as questões ambientais não podem ser postas de parte.
Serão plantadas 20 acácias, segundo Eryvaldo Reis, director da SAGEUB, como gesto de preservação e a sustentabilidade do meio ambiente. Estes apresentam os planos urbanísticos e planos directores que serão aplicados no Nova Era.
“Queremos olhar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente de forma holística, porque nós, por vezes, olhamos e falamos apenas dos rios, dos mares, das nossas matas como preservação, mas não é apenas isso. Também devemos olhar para aquilo que são os condomínios, as construções de pequeno porte, se elas obedecem ou não às zonas verdes”, disse.
A Nova Era diz que todos os projectos que têm ajudaram a criar mais de 30 mil empregos, e isso é uma parte da responsabilidade social que assumem directamente. Noutro quadrante, Lara ChaiYi fala do mercado livre na Nova Era, que conta com 1.600 bancadas, que garantem 4 mil empregos.