O Porto do Lobito iniciou ontem, quinta-feira, no Hotel Flow, em Benguela, um encontro de quadros sob o lema “Um Porto Seguro e Sustentável”, reunindo líderes e especialistas para debater o futuro do porto e a importância de práticas sustentáveis.
O encontro, que celebra o 97.º aniversário da empresa, visa também discutir temas cruciais para o sector marítimo e portuário e destaca a crescente preocupação com a segurança marítima e a sustentabilidade, temas que ganham cada vez mais relevância no contexto actual.
Durante os dois dias de evento, serão abordados temas como o papel da autoridade portuária na garantia da segurança de cargas, navios e espaços portuários, gestão de riscos e resiliência no sector.
Na ocasião, o presidente do conselho de administração do Porto do Lobito, Celso Rodrigues de Lemos Rosas, salientou a importância de inovar e adaptar as práticas operacionais para garantir um porto seguro operacional e sustentável.
Por seu turno, o ministro dos transportes, Ricardo De Abreu, em mensagem enviada no encontro, destacou a trajectória do Porto do Lobito e os recentes avanços como a concessão do terminal mineraleiro à LAR e do terminal polivalente à ALT.
Na mensagem, o ministro reforçou a necessidade de ambição e inovação para que o porto continue a crescer e a consolidar-se como referência em África.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo Isabel Assunção João, directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, em representação do Governador de Benguela.