Assim como Icolo e Bengo e Cubango, a nova província do Moxico Leste vai, também, ter a sua estreia no carnaval da “Dipanda”, com a participação de mais de 130 grupos que vão apresentar às suas indumentárias hoje e amanhã, para a devida apreciação do corpo de jurado.
Os vários conjuntos tradicionais serão provenientes de quatro municípios, nomeadamente Caméia, Luacano, Luau e Cazombo. Domingos Eurico, director Municipal de Comunicação desta nova província, avançou a OPAÍS que em Cazombo 35 grupos, dos quais 18 da classe de adultos e 17 infantis, vão participar do evento.
O responsável avançou que, com o apoio do governo provincial, tudo está preparado para o arranque do carnaval, amanhã, no período da tarde, onde aguardam pela participação massiva da população. “De concreto, nós temos já tudo preparado para o início da edição Carnaval 2025. O seu início.
será hoje até amanhã, conforme está estipulado no calendário”, explicou. Domingos fez saber que os preparativos para o evento está sob a responsabilidade dos municípios, justificando que se deve ao facto de a agenda do governador Provincial estar ainda muito rodada.
“Não haverá carnaval intermunicipal por causa da agenda do governo provincial, mas está a apoiar a todos os municípios para que o evento se realize sem sobressaltos”, avançou. Quanto à premiação, disse que vai acontecer com os três primeiros casificados, conforme o habitual.
Questionado sobre o valor, até ao momento em que foi realizado a entrevista, disse que ainda não tinham definido o prémio monetário que será atribuído aos grupos vencedores. “Estávamos ainda a realizar algumas reuniões, tanto ao nível dos outros municípios, a tratar da questão do carnaval. Mas é uma certeza que os grupos vencedores serão premiados, conforme tem ocorrido neste evento”, assegurou.