Os treze grupos da Classe- A vão entrar hoje em acção, a partir das 17 horas, para o desfile principal que encerra a marcha competitiva do Carnaval de Luanda, edição 2025, que decorre na Marginal da Praia do Bispo, na Avenida Dr. António Agostinho Neto, na cidade Alta
Considerado o desfile principal do entrudo, as treze agremiações entram em acção para o tão esperado “desfile final” que vai ditar o grande vencedor desta edição especial do carnaval de Luanda que celebra, acima de tudo, os 50 anos de Independência Nacional, a se assinalar a 11 de Novembro do ano em curso.
Para a abertura do desfile principal, o grupo União Povo da Quiçama, que nesta edição participa como convidado de honra, foi o escolhido para dar início às apresentações do dia.
Com a dança no estilo sambalange, o conjunto proveniente da província do Icolo e Bengo vai aproveitar a ocasião para se despedir do carnaval de Luanda e do seu público, já que doravante vai passar a disputar no entrudo provincial do Icolo e Bengo.
Seguir-se-á o União Twabixila, proveniente do município dos Mulenvos, que vão apresentar uma canção no estilo Dizanza. Em cena entrará também o grupo União 17 de Setembro que vai desfilar ao ritmo do semba, assim como o União 10 de Dezembro logo a seguir.
Já o grupo União Recreativo do Kilamba, detentor do título das duas últimas edições, será o 11º conjunto a se apresentar, de acordo com o programa, devendo trazer à pista o seu habitual estilo musical semba.
O grupo, proveniente do município do Rangel, garante estar em prontidão para revalidar o título e manter patente a sua marca em mais uma edição do carnaval de Luanda. A garantia foi dada pelo seu líder Poli Rocha, numa entrevista ao Jornal OPAIS durante a fase de ensaios e preparação do conjunto do Rangel.
O grupo União Kiela, segundo classificado da edição passada, será o penúltimo grupo a se apresentar, levando à pista uma canção no estilo semba. Também com sede de vitória, a agremiação tentará, mais uma vez, convencer o jurado e o público que merece levar para casa o tão almejado título de vencedor, já que edição passada esteve muito perto de levantar o troféu.
O desfile da Classe-A encerra com a apresentação do grupo União Mundo da Ilha. O conjunto com mais título na história do carnaval de Luanda (com 14 títulos) tem a missão de quebrar o “jejum” de vitórias já que há cinco edições consecutivas que não vence o entrudo.
A par dos supracitados, entram em cena outros restantes grupos da classe principal, nomeadamente União Amazonas do Prenda, União Njinga Mbande, União Sagrada Esperança, União Jovens da Cacimba, União Amazonas do Prenda, União Café de Angola, Operário Kaboko- meu e Etu Mudietu.
POR:Augusto Nunes e Bernardo Pires, FOTOS de Pedro Nicodemos