O governador provincial de Luanda, Luís Nunes, trabalhou ontem no município de Belas, onde, entre outras preocupações, a população reclama da dificuldade de mobilidade. O dirigente garantiu que este município terá cerca de 40 quilómetros de asfalto, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção de Luanda (PIIL)
A mobilidade no município de Belas foi uma das principais questões que a população apresentou, no encontro entre a sociedade civil e o governante. De acordo com Luís Nunes, entre as soluções está um diálogo entre os operadores de transporte, de modo a darem uma melhor atenção a nível do transporte nessas zonas.
“Temos que melhorar também as vias, que também é um dos problemas que existem. A maior parte queixa-se da falta de vias de comunicação em condições. No encontro que tivemos com a sociedade civil, voltamos a reforçar que vamos pôr à disposição de Belas a volta de 40 quilómetros asfaltados”, disse. O governante reforçou que, quando diz 40 quilómetros asfaltados, será com passeios, iluminação pública, arborização, etc.
Tudo isso consta do Programa Integrado de Intervenção de Luanda (PIIL) e, segundo Luís Nunes, cabe ao Conselho de Auscultação Social escolher quais ruas, e quais bairros irão beneficiar desse asfalto. Quanto à questão da energia eléctrica, água, educação, saúde e segurança pública, Luís Nunes disse estarem atentos a isso e é uma das grandes preocupações do governo provincial de Luanda.
“Estamos a trabalhar num grande projecto em parceria com o Ministério da Energia e Águas, para ver se conseguimos resolver o problema das zonas cinzentas que Luanda tem. E nós sabemos disso, tem muitas. Nós temos produção de energia em grande escala, só não temos a distribuição e a ligação domiciliar”, sublinha. Outrossim, o GPL está a analisar a possibilidade de reverter a situação dos PT’s privados e transformá-los em PT’s públicos.