Quatro jovens, com idades compreendidas entre os 33 e 39 anos de idade, foram detidos recentemente pelo Serviço de Investigação Criminal, sob a acusação de serem os executores da morte do agente Zacarias Pedro Ilalo, de 44 anos de idade, na província de Luanda.
No dia 20 de Dezembro de 2024, Zacaria Pedro Ilalo, de 44 anos de idade, que se encontrava devidamente escalado, na via pública, e uma cidadã gestante, de 34 anos de idade, foram mortos por disparo de arma de fogo, no município do Cazenga, por quatro cidadãos considerados altamente perigosos.
De acordo com o porta-voz do SIC Luanda, Fernando Carvalho, os marginais, a bordo de quatro motorizadas, perseguiam uma viatura que transportava valores monetários em cerca de 49 milhões de kwanzas, e para dispersarem os transeuntes, primeiro dispararam de forma ‘dolosa’ contra o agente regulador de trânsito.
Depois efectuaram vários disparos a queima-roupa, tendo um dos quais atingido, fatalmente, a região escapular da cidadã, gestante de 31 semanas.
“O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, através da sua Direcção Municipal do Cazenga, depois de uma aturada investigação, deteve, na província de Benguela, município do Cubal, quatro bandidos rotulados como altamente perigosos, implicados nos crimes de associação criminosa, ameaças de morte, roubo qualificado de somas avultadas e duplo homicídio qualificado”, disse .
Após tomarem conhecimento da localização dos bandidos, isto na província de Benguela, mais concretamente no Município do Cubal, o SIC-Cazenga, através de mandados de detenções emitidos pelo Ministério Público, em coordenação com o Departamento de Operações do SIC-Luanda, deslocou-se ao sul do país.
Nas primeiras horas do dia 21 do mês em curso, por volta das 5 horas, no município do Cubal, foi capturado o cidadão Paulino Sabonete “Boss Caixa”, também conhecido por “Paulo Caixão”, de 38 anos de idade, moto-taxista, que facilitou a detenção dos demais.