Oevento é uma iniciativa do hotel Chik Chik com o lema “preservar e valorizar as conquistas alcançadas construindo um futuro melhor”. Visa promover e divulgar os locais de interesse público, sítios históricos, turísticos, demonstrar a conexão de distintas culturas da região sul do país e saudar as bodas de ouro da Independência Nacional que se assinalam a 11 de Novembro.
Falando ontem à ANGOP, na cidade do Lubango, província da Huila, a propósito do assunto, o director-geral daquela unidade hoteleira, Paulo Tiongo, afirmou que o evento, com a duração de dois dias, será feito de comboio com diversas paragens em zonas de interesse histórico, cultural e turístico.
Detalhou que o roteiro turístico vai obedecer a uma visita à povoação dos Calemos, onde serão apresentadas as potencialidades culturais do povo mucubal, deslocação ao projecto de requalificação do Porto do Namibe, à Fortaleza de Moçâmedes, às colinas, à Welwitchia Mirabillis e à lagoa do Arco.
Considerou que a actividade passa, igualmente, a atrair turistas de várias latitudes e a contribuir para a prática do turismo cultural como um sector de desenvolvimento de produtos turísticos.
Reforçou que este factor identifica razões pelas quais o património histórico e as cidades históricas têm vindo a ganhar, nas últimas décadas, uma grande procura, quer na sua preservação e divulgação, quer na sua divulgação económica. A nona edição da Tour Chik Chik, realizada em Novembro último no município dos Gambos, reuniu 250 turistas.