De acordo com o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda,Superintendente-Chefe Nestor Goubel, que falava a este jornal na manhã desta segunda-feira, registaram-se 16 acidentes de viação, cujas causas prendem-se essencialmente com excesso de velocidade e à falta de precaução no exercício da condução.
Os acidentes resultaram em 2 mortos, 13 feridos, danos materiais avaliados em mais de 8 milhões de Kwanzas e 560 cidadãos automobilistas sancionados com multas por infrações ao Código da Estrada.
Regularização do trânsito automóvel
Quanto à regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 4 viaturas e 90 motorizadas por infrações ao Código da Estrada.
Repressão de crimes violentos
No âmbito da repressão e prevenção dos crimes violentos, foram esclarecidos 120 crimes; destes, 76 em flagrante delito e 44 em execução de mandados, resultando na detenção de cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 16 e os 56 anos.
Nesta sequência, o Comando Provincial de Luanda procedeu à apreensão de 6 armas de fogo, 11 telemóveis de marcas diversas, deteve 205 cidadãos suspeitos de praticar vários crimes.
Patrulhamento ostensivo
No âmbito da manutenção da ordem e tranquilidade públicas, foram interpelados 1432 transeuntes, 306 automobilistas e 343 motociclistas, resultando na detenção de 92 cidadãos nacionais implicados em vários crimes.
Policiamento de proximidade
Durante o período em referência, foram realizadas 105 ações de policiamento de proximidade, com destaque para o policiamento porta a porta.
Barreiras policiais
Neste período, foram operacionalizadas 102 barreiras para contenção da velocidade e acalmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito. Isso resultou na detenção de 52 cidadãos com destaque para 36 por condução em estado de embriaguez.